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BRT muda traçado de linha porque ônibus não passa sob pontilhões

22 de Julho de 2020 às 00:01

Ônibus do BRT não passam sob pontilhões Veículos articulados do BRT não conseguem passar sob pontilhões da praça da Bandeira. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/7/2020)

As obras de implantação do novo sistema de transporte público da cidade, o BRT (Bus Rapid Transit), ganharam um novo capítulo, agora marcado por erros de planejamento e de cálculos. A concessionária responsável pela implementação do novo modal precisou alterar a rota dos veículos que passariam sob os pontilhões da praça da Bandeira, localizados entre as avenidas General Osório e Afonso Vergueiro, por falta de altura.

Sem fazer as contas, os responsáveis pela implantação não previram que com 23 metros de comprimento e 3,5 de altura, os ônibus articulados não conseguiriam atravessar as passagens de 3,4 metros no sentido bairro e 3,3 metros no sentido Centro.

Diante da impossibilidade de prosseguir na avenida General Osório, o trajeto foi deslocado para a rua Professor Toledo, no bairro Trujilo. A antiga rua de paralelepípedos, estreita e íngreme, que já havia sido coberta por asfalto, deixará de vez o visual antigo e receberá um novo tratamento. Em 6 de julho, a via foi parcialmente interditada para receber a nova pavimentação.

No cruzamento entre as ruas Professor Toledo e Antônio José Rogick, apenas uma parte do asfalto havia sido removida, em outro trecho a malha asfáltica havia sido apenas “arranhada”. O mesmo era visto no parte em que a via tangencia a praça Winston Churchill, onde somente um pedaço foi finalizado.

Ônibus do BRT não passam sob pontilhões A alternativa será improvisar um desvio pela rua Professor Toledo. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (29/1/2020)

Conforme divulgou a empresa pública, a previsão é de que os reparos sejam finalizados até o final do mês. “O local passa por requalificação asfáltica em toda a via, recuperação do solo para receber a pavimentação nova, com as devidas sinalizações horizontal e vertical, garantindo a segurança de todos os elementos que compõe a mobilidade urbana”, justificou.

O pontilhão da rua Professor Toledo será utilizado pelos ônibus do BRT nos dois sentidos, aumentando consideravelmente o trânsito naquele trecho.

Falta de segurança

No cruzamento entre a avenida General Osório e a rua Professor Toledo, os carro e as motos trafegam no limite da velocidade. Sem faixas de pedestre à disposição, quem vai cruzar a via precisa contar com a sorte e um pouco de fôlego na hora de ir de um lado a outro da calçada, correndo do perigo de atropelamento.

Inês Ferreira, 70, é aposentada e mora na rua Conselheiro Nébias, paralela ao novo trajeto do BRT Sorocaba. Ela relata o medo dos veículos que trafegam a todo vapor pela região. “Semana passada um carro bateu contra a lixeira da esquina na madrugada. O barulho foi tão forte que parecia que havia atingido meu muro (na rua Professor Toledo). Eles passam correndo por aqui”, relembrou a moradora.

Ônibus do BRT não passam sob pontilhões A rua Professor Toledo nesse trecho é estreita e bastante íngreme. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/7/2020)

A Urbes informou que serão tomadas medidas de prevenção e controle de acidentes como instalação de faixas de pedestre sinalizadas, além do já em funcionamento radar fixo. “A Urbes e a Secretaria de Mobilidade (Semob) prezam pela segurança de todos os elementos que compõe a mobilidade urbana e sabe que a Concessionária adotará medidas para garantir isso, especialmente no que se refere aos pedestres”, declarou a empresa pública.

Questionada sobre a prevenção de incidentes e quanto a segurança dos transeuntes, a BRT Sorocaba alegou que essa é uma atribuição da Prefeitura de Sorocaba. “Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que, a segurança viária, bem como, as especificações técnicas vigentes conforme o nosso sistema de trânsito e transporte é de competência do poder público”, opinou a concessionária, que complementou. “A Concessionária BRT Sorocaba respeita e acata as normas de segurança determinadas pela diretoria de trânsito da cidade, implementando as práticas e recomendações necessárias para a segurança”.

Em toda a cidade

Conforme divulgado pela responsável pela implantação do BRT na cidade, no momento, Sorocaba tem seis frentes de trabalho que compõe o projeto. Entre eles o Corredor Itavuvu, na avenida Itavuvu, e o Terminal Vitória Régia; o Corredor Ipanema, na avenida Ipanema e o Terminal São Bento; o Corredor Estrutural Sul; Corredor Estrutural Leste; Corredor General Osório; Área Central e Corredor Binário, composto pelas Avenidas Hermelino Matarazzo e Comendador Oetterer.

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Inicialmente, a Prefeitura e a Concessionária BRT Sorocaba anunciaram que a obra público-privada seria finalizada em 2020. Contudo, com investimento total de R$ 384 milhões, o Sistema BRT Sorocaba está previsto para ser totalmente entregue até 2021. Apenas o trecho correspondente ao Corredor Itavuvu, que fará a ligação do eixo norte-sul, deverá ser entregue em agosto deste ano. (Wesley Gonsalves)