Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ong acolhe cães resgatados com idosas em más condições em Mairinque

25 de Outubro de 2019 às 12:24

Os cães recebem atendimento veterinário na ong. Crédito da foto: Cortesia

Os animais que estavam na casa em que duas idosas viviam em más condições em Mairinque, na Região Metropolitana de Sorocaba, também foram resgatados. Três gatos já foram adotados e dois cães foram encaminhados para uma ong da cidade, onde recebem atendimento veterinário.

Segundo a Associação Protetora dos Animais de Mairinque (Apam), os cães serão castrados e depois colocados para adoção. São duas fêmeas e, apesar do estado da casa, elas estão bem, segundo a funcionária da ong Mônica Cardoso de Moraes. "Só tiramos alguns carrapatos", diz.

[irp posts="181584" ]

 

Os animais ainda passarão por banho e tosa antes da cirurgia. As fêmeas são sem raça definida, sendo que uma delas é misturada com poodle. Segundo a ong, elas têm porte médio e são dóceis.

Embora os animais resgatados ainda não estejam à disposição para adoção, Mônica afirma que a Apam tem mais 200 cães à procura de um lar. A ong também pede ajuda com doações de ração para manter o abrigo.

A instituição se mantém com repasses da Prefeitura e com a arrecadação de rifas e eventos beneficentes. A Apam fica na avenida Alberto Cocozza, 264, no Centro. Mais informações estão disponíveis na página da ong no Facebook.

O motorista Alexandre Galvani ajudou no resgate dos animais. Crédito da foto: Cortesia

Gatos

Segundo o motorista Alexandre Galvani, que participou do resgate das idosas e dos animais, três gatos também viviam na casa. Porém, moradores da região acabaram entrando na casa e adotando os animais antes da ação da ong.

Alexandre conta que tanto os gatos quantos os cães estavam magros e famintos. "Um deles chegava a tremer de fome", cita. o motorista acabou levando as cachorras à ong, que agora está cuidando delas.

Irmãs são encontradas em más condições de saúde e higiene em Mairinque Irmãs foram achadas deitadas no chão e sem forças para caminhar. Crédito da foto: Alexandre Aparecido Galvani / Cortesia (23/10/2019)

Melhora

As idosas, que são irmãs foram encontradas na quarta-feira (23) em uma casa do bairro Cocozza. Elas estavam em más condições de saúde e de higiene, com fome e sem forças para ficar em pé. As irmãs foram resgatadas pela assistência social da Prefeitura e encaminhadas ao Pronto-Atendimento Municipal.

Segundo a Prefeitura, uma delas, de 84 anos, recebeu alta médica e foi encaminhada para um serviço de acolhimento. A outra, de 75 anos, segue sob observação no Pronto-Atendimento Municipal.

Irmãs são encontradas em más condições de saúde e higiene em Mairinque Funcionários da Prefeitura de Mairinque foram ao local para socorrer as idosas. Crédito da foto: Alexandre Aparecido Galvani / Cortesia (23/10/2019)

Resgate

O resgate ocorreu após a situação das irmãs ganhar repercussão nas mídias sociais. Alexandre Galvani recebeu algumas imagens e fez a publicação das fotos no Facebook.

Na sequência, vários de seus seguidores buscaram ajuda. O próprio Galvani esteve no imóvel das idosas e presenciou a situação precária. “A casa estava cheia de fezes humanas e de animais. Não tinha comida, nem água”, comenta.

Segundo Galvani, as duas conseguiam apenas rastejar pelo chão. “Não tinham forças para andar. Sem contar que o telhado corre o risco de cair”, completa. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos