Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ocorrências com escorpiões aumentam 66% em um ano

19 de Janeiro de 2019 às 09:24
Marcel Scinocca [email protected]

O descarte incorreto de lixo favorece a proliferação dos escorpiões. Foto: Erick Pinheiro

 

As ocorrências envolvendo escorpiões em Sorocaba aumentaram 66% em 2018 na comparação a 2017. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SES), que é o órgão responsável pelas ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses na cidade. Em números, foram 78 casos em 2017 ante 130 no ano passado. Os números são superiores aos que envolveram outros animais durante 2018. De acordo com os dados, foram 56 casos com aranha, contra seis com serpentes e apenas um caso envolvendo abelha. A SES lembra que em todas as situações não houve óbito.

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados brasileiros estão abastecidos com soros antiveneno. “Os soros são enviados às secretarias estaduais de Saúde de todo o país, que são responsáveis pela distribuição e definição das unidades de referência para o atendimento destes casos. A pasta orienta os gestores de saúde sobre a necessidade do cumprimento dos protocolos de prescrição; a ampla divulgação do uso racional dos soros e a alocação desses imunobiológicos de forma estratégica em áreas de maior risco de acidentes e óbitos.”

Para a distribuição de soros, o ministério considera a situação epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos em cada Unidade Federada e também as ampolas utilizadas, bem como os estoques nacional e estaduais de imunobiológicos disponíveis, além do cronograma de entregas a serem realizadas pelos laboratórios produtores. “O Ministério da Saúde envia doses de vacinas e soros aos Estados, que são responsáveis por fazer a distribuição aos respectivos municípios, de acordo com as necessidades locais, podendo, inclusive, remanejar esses imunobiológicos de uma cidade para outra”, acrescenta. Nem Estado e nem o governo federal informaram qual é a quantidade em seus estoques. O governo federal ainda não informou qual é o custo de cada ampola.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma. “O Estado apenas redistribui para os municípios. A definição de locais estratégicos para disponibilização de soro contra animais peçonhentos segue política definida pelo órgão federal e segue critérios epidemiológicos e operacionais para atender a região”, diz. Conforme a pasta, a região de Sorocaba conta com 17 unidades de referência para os soros antiofídico, antiescorpiônico, antiaracnídico e antilonômico, incluindo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Mulher é picada na mão

Em 2018, foram notificados 606 de escorpião referente à região de Sorocaba. Na estatística, a vigilante Marcia Queiros, moradora da Vila Garcia, em Votorantim, foi atacada em um dos dedos da mão por um escorpião de forma inusitada, quando batia o sapato justamente para se proteger de uma eventual picada no pé. “A hora que estiquei o sapato, ele me picou e correu para dentro do calçado. No começo achei que era abelha, depois a dor foi ficando pior. Aí percebi que não era”, conta Marcia.

Conforme ela, outro animal já foi encontrado recentemente em seu quintal, mesmo com a limpeza frequente. Ela conta que depois do acontecido redobrou os cuidados. “Nada no chão, nem chinelo. Também afastei a cama da parede”, conta.

Em Sorocaba, a comerciante Maria Rosenilda, moradora do Lopes de Oliveira, zona norte da cidade, e que já teve o filho atacado por um escorpião, diz que também mantém seu quintal limpo como uma das medidas para evitar o bicho. No ano passado, vários escorpiões foram localizados e capturados por moradores do bairro. A situação ocorreu justamente no período em que uma mulher foi picada por um animal em um ônibus da linha 21 -- Lopes de Oliveira -- que atende o bairro. Maria reclama da quantidade de entulhos que são jogados próximo de sua residência e do ponto de ônibus.

Em vez do descarte irregular, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) orienta que os moradores que têm entulhos e restos de materiais de construção em suas residências, cuja quantidade seja de até 1 metro cúbico, devem realizar o descarte no Aterro Municipal de Resíduos Inertes, que recebe de forma gratuita. “Acima de 1 m³”, lembra a pasta, “o morador deve contratar uma empresa cadastrada para realizar o serviço”.

Veja orientações para evitar acidentes

Ao ser picado por um escorpião, a Zoonoses orienta que procure atendimento médico imediato. Caso necessite eliminar um escorpião, deve ser utilizado ação mecânica (objeto) sempre tomando cuidado de manter distância entre sua mão e o bicho. É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.

O Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan, oferece assistência médica gratuita, na avenida Vital Brasil, 1500 Butantã, em São Paulo. Há também orientação telefônica 24 horas por dia nos telefones (11) 3723-6969, 2627-9529 e 2627-9530.

Entre os cuidados para evitar a presença do animal, é preciso não acumular lixo e entulho, sacudir sapatos e roupas antes de usá-los e tampar frestas e buracos das paredes.

Ataques de outros animais

Ainda conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a região registrou 222 casos de ataque de serpente e 679 de aranha.