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Obras para implantação do BRT começam na avenida São Paulo

15 de Janeiro de 2020 às 00:01

Obras começaram na altura do Jardim Gonçalves e seguirão sentido Centro. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

A concessionária BRT Sorocaba, responsável pela implantação do ônibus rápido na cidade, iniciou nesta terça-feira (14) as obras do Corredor Estrutural Leste na avenida São Paulo. Os serviços começaram pelas proximidades do número 2.600 da avenida, próximo ao Jardim Gonçalves, e seguirão em direção ao Centro, com previsão de entrega até o final do ano. Em sua totalidade, a obra contemplará também o trecho até o trevo de interligação com a rodovia Raposo Tavares.

No local das obras, um trecho de cinquenta metros na faixa da direita da via foi isolado e o tráfego de veículos segue pelas duas faixas restantes da avenida. Ao todo, 33 pontos de ônibus padrão BRT serão implantados nos dois sentidos. Os novos abrigos de espera vão contar com painéis informativos, sinal de wifi gratuito com conexão 5G e tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos.

Também haverá requalificação dos passeios, com acessibilidade por intermédio de piso podotátil para indicação de alerta e direção para pessoas com limitação visual. Já na avenida, será implantado pavimento rígido em concreto no local das paradas e haverá o recapeamento do asfalto. A concessionária informou também que haverá nova sinalização de trânsito para ônibus, carros ou motos.

De acordo com o gerente de obras da BRT Sorocaba, Rodrigo Martins, o trabalho é semelhante ao que já foi executado na avenida Izoraida Marques Peres para atender ao Corredor Sul e a sinalização nos pontos de obras será reforçada. “Neste período de obras, solicitamos especialmente aos motoristas que tenham atenção ao se deslocarem pela via e que respeitem os limites de velocidade”, observa.

Kelly Ayres, transtorno era esperado. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

As obras exigem interdições pontuais nas áreas das paradas de ônibus. No local onde as obras começaram, os passageiros estão realizando embarque e desembarque cerca de 50 metros à frente, no sentido bairro. O ponto, sem cobertura, pode gerar desconforto aos passageiros sob sol ou chuva, mas é provisório.

“Até na residência da gente uma obra gera transtorno. Se é pra melhorar a vida da gente que precisa de ônibus, então que seja feita a obra, mas que seja bem feita”, ponderou a auxiliar de limpeza Kelly Ayres, de 40 anos -- enquanto aguardava o coletivo que lhe levaria para casa, em Brigadeiro Tobias.

Conforme a Urbes -- Trânsito e Transportes, a mudança afeta os passageiros das linhas 29 -- Hollingsworth, 30 -- Brigadeiro Tobias, 31 -- Cajuru, 49/1 -- Astúrias via Avenida São Paulo, 52 -- Cidade Universitária, 72 -- Bairro dos Carvalhos, 75 -- Campininha, 305 -- Interbairros V/Brigadeiro Tobias e 64/3 -- Paço/Vl. Angélica.

BRT

O projeto do BRT em Sorocaba prevê três corredores exclusivos (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e outros seis corredores estruturais (Centro, Hermelino Matarazzo, Comendador Oeterer, General Osório, Leste e Sul). De acordo com a BRT Sorocaba, serão ao todo 28 estações preferenciais, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada requalificados.

As obras no corredor Itavuvu têm conclusão prevista para o primeiro trimestre deste ano. Entre os corredores estruturais, além da avenida São Paulo, estão em obras os trechos do corredor Sul e Oeste, além do Centro. (Eric Mantuan)

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