Sorocaba e Região

Obras na Área de Transferência da Itavuvu devem ser concluídas em 2020

Local está desativado e passageiros reclamam dos transtornos causados pelas intervenções
Área de Transferência foi parcialmente fechada por conta das obras para o BRT. Crédito da foto: Emidio Marques (14/10/2019)

 

Usuários do transporte coletivo de Sorocaba reclamam dos transtornos causados pelo fechamento parcial da Área de Transferência (AT) da Itavuvu para obras do BRT (ônibus de trânsito rápido).

A AT fica em frente ao Shopping Cidade, na zona norte, e foi parcialmente fechada nesta segunda-feira (14). No local, que é coberto e possui bancos, os passageiros têm acesso diariamente a 12 linhas de ônibus.

Assim, enquanto durarem as obras, os usuários estão desembarcando e embarcando em outros dois locais próximos. Porém, no ponto colocado pela Urbes ao lado da Casa do Cidadão, na Itavuvu, os passageiros enfrentam o sol forte e as altas temperaturas da estação.

A previsão do Consórcio BRT Sorocaba é de que as obras na Área de Transferência da Itavuvu sejam concluídas somente no primeiro trimestre de 2020, ou seja daqui a quase seis meses.

Leia mais  52 bairros de Sorocaba ficam sem água no terceiro dia do rodízio

Segundo a Urbes, as paradas dos ônibus que usavam o sentido bairro/centro da Área de Transferência da Itavuvu para o embarque e desembarque dos passageiros foram transferidas para próximo da Casa do Cidadão, na avenida Itavuvu, onde foram colocados os pontos tradicionais de madeira com cobertura e bancos. No entanto, eles não dão cobertura total em relação ao sol e nem a chuva.

Já as linhas Interbairros que fazem trajeto pela avenida Itavuvu e também usam a Área de Transferência para o embarque e desembarque de passageiros foram realocadas para a avenida Edward Frufru Marciano da Silva, altura do número 80.

De acordo com a Urbes, as linhas atingidas são Itavuvu (25), Aldeia dos Laranjais (39), Santa Esmeralda (39/1), Vitória Régia (58), Sorocaba Park (58/1), Jardim Imperatriz/Alpes (58/2), Carandá (81), Altos do Ipanema (81/1), e Interbairros (2, 3 e 7).

Passageiros reclamam

Na manhã desta segunda-feira (14), usuários do transporte coletivo enfrentaram o sol forte e o calor no ponto de ônibus improvisado que foi colocado pela Urbes, ao lado da Casa do Cidadão, na avenida Itavuvu.

Leia mais  Ser e Salesiano são campeões no atletismo do JES 2019

Rosangela Aparecida Campos de Oliveira chegou ao local para pegar ônibus até o trabalho e disse que a mudança causa transtornos aos passageiros.

“Meu esposo comentou que a partir de segunda a Área de Transferência da Itavuvu estaria fechada.

Não sabemos até quando, mas espero que pelo menos seja para melhorar o transporte público”, diz.

Odete Dias Prestes, 63 anos, ficou sabendo na hora da interdição parcial da Área de Transferência e foi até o ponto improvisado para pegar o ônibus até a casa dela.

“Espero que a obra não altere os horários dos ônibus e a gente não tenha que ficar mais tempo no ponto por causa da obra. Aqui ainda bate sol, ficou pior”, diz.

A urbes afirma que foram colocados cartazes na Área de Transferência, e que os usuários do transporte coletivo podem ligar no telefone 118, opção Transporte, ou enviar um Fale Conosco à Urbes, disponível no site da empresa pública, em caso de dúvidas ou reclamações. (Ana Cláudia Martins)

Comentários

CLASSICRUZEIRO