Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras na Área de Transferência da Itavuvu devem ser concluídas em 2020

15 de Outubro de 2019 às 00:52
Ana Claudia Martins [email protected]

Área de Transferência foi parcialmente fechada por conta das obras para o BRT. Crédito da foto: Emidio Marques (14/10/2019)

 

Usuários do transporte coletivo de Sorocaba reclamam dos transtornos causados pelo fechamento parcial da Área de Transferência (AT) da Itavuvu para obras do BRT (ônibus de trânsito rápido).

A AT fica em frente ao Shopping Cidade, na zona norte, e foi parcialmente fechada nesta segunda-feira (14). No local, que é coberto e possui bancos, os passageiros têm acesso diariamente a 12 linhas de ônibus.

Assim, enquanto durarem as obras, os usuários estão desembarcando e embarcando em outros dois locais próximos. Porém, no ponto colocado pela Urbes ao lado da Casa do Cidadão, na Itavuvu, os passageiros enfrentam o sol forte e as altas temperaturas da estação.

A previsão do Consórcio BRT Sorocaba é de que as obras na Área de Transferência da Itavuvu sejam concluídas somente no primeiro trimestre de 2020, ou seja daqui a quase seis meses.

Segundo a Urbes, as paradas dos ônibus que usavam o sentido bairro/centro da Área de Transferência da Itavuvu para o embarque e desembarque dos passageiros foram transferidas para próximo da Casa do Cidadão, na avenida Itavuvu, onde foram colocados os pontos tradicionais de madeira com cobertura e bancos. No entanto, eles não dão cobertura total em relação ao sol e nem a chuva.

Já as linhas Interbairros que fazem trajeto pela avenida Itavuvu e também usam a Área de Transferência para o embarque e desembarque de passageiros foram realocadas para a avenida Edward Frufru Marciano da Silva, altura do número 80.

De acordo com a Urbes, as linhas atingidas são Itavuvu (25), Aldeia dos Laranjais (39), Santa Esmeralda (39/1), Vitória Régia (58), Sorocaba Park (58/1), Jardim Imperatriz/Alpes (58/2), Carandá (81), Altos do Ipanema (81/1), e Interbairros (2, 3 e 7).

Passageiros reclamam

Na manhã desta segunda-feira (14), usuários do transporte coletivo enfrentaram o sol forte e o calor no ponto de ônibus improvisado que foi colocado pela Urbes, ao lado da Casa do Cidadão, na avenida Itavuvu.

Rosangela Aparecida Campos de Oliveira chegou ao local para pegar ônibus até o trabalho e disse que a mudança causa transtornos aos passageiros.

“Meu esposo comentou que a partir de segunda a Área de Transferência da Itavuvu estaria fechada.

Não sabemos até quando, mas espero que pelo menos seja para melhorar o transporte público”, diz.

Odete Dias Prestes, 63 anos, ficou sabendo na hora da interdição parcial da Área de Transferência e foi até o ponto improvisado para pegar o ônibus até a casa dela.

“Espero que a obra não altere os horários dos ônibus e a gente não tenha que ficar mais tempo no ponto por causa da obra. Aqui ainda bate sol, ficou pior”, diz.

A urbes afirma que foram colocados cartazes na Área de Transferência, e que os usuários do transporte coletivo podem ligar no telefone 118, opção Transporte, ou enviar um Fale Conosco à Urbes, disponível no site da empresa pública, em caso de dúvidas ou reclamações. (Ana Cláudia Martins)