Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras do Corredor Ipanema do BRT começam amanhã

15 de Março de 2020 às 00:01

Obras do Corredor Ipanema do BRT começam amanhã Avenida Ipanema terá isolamento de uma faixa para demolição de pavimento asfáltico. Crédito da foto: Divulgação / BRT Sorocaba

Os serviços de implantação do Corredor BRT Ipanema serão iniciados amanhã. As equipes começarão com trabalhos de isolamento de uma faixa para o início da demolição de pavimento na altura da UPH Zona Norte sentido centro-bairro. Este é o segundo corredor exclusivo BRT (Bus Rapid Transit) a ser construído dos três (Itavuvu, Ipanema e Oeste) que estão previstos no projeto BRT Sorocaba.

O Corredor BRT Ipanema terá duas vias com 6,2 km de pavimento rígido e 10 estações, todas bidirecionais, que permitem que o passageiro embarque e desembarque em direção ao centro-bairro e bairro-centro. As estações ficarão no canteiro central, com a mesma estrutura e modelo do implantado no Corredor BRT Itavuvu.

O diretor da concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, detalha que a avenida Ipanema terá serviços semelhantes aos já aplicados na avenida Itavuvu. “O usuário do transporte coletivo será beneficiado com a mesma infraestrutura, conforto e comodidade na avenida Ipanema. Para que possamos executar este serviço, teremos que isolar uma faixa para demolição do asfalto antigo e fazer a construção do pavimento de concreto onde circularão os veículos do sistema BRT”.

No Corredor Ipanema será construído um novo terminal denominado São Bento, no bairro Caguaçu, e que ocupará uma área de 12 mil metros quadrados. O terminal contará com o uso de fontes sustentáveis para o seu funcionamento: energia fotovoltaica e reuso de água da chuva.

Massariol acrescenta que as estações serão identificadas pelos nomes de Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH. (Da Redação)