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Obras do BRT na avenida Itavuvu devem durar cinco meses

22 de Setembro de 2018 às 20:03
Marcel Scinocca [email protected]

Via ganhará novo asfalto no trecho em que o BRT operar. Crédito da foto: Emídio Marques

 

As intervenções do BRT na avenida Itavuvu durarão cinco meses e serão realizadas em trechos de 300 metros, com expectativa de que os motoristas acrescentem na duração de seus deslocamentos 10 minutos a mais. A informação do secretário Luiz Alberto Fioravante, presidente da Urbes e titular da pasta de Mobilidade e Acessibilidade, foi passada neste sábado (22), durante cerimônia de lançamento das obras, realizada no canteiro da Itavuvu, no bairro Maria Antonia Prado. O evento contou com a presença do prefeito José Crespo (DEM) e de diversos secretários, além de membros do poder Legislativo e do consórcio que venceu o processo licitatório.

“Fazemos 300 metros. Aprontou esses 300 metros, vai para o próximo. Então, acredito que em cinco meses a gente libera essa avenida”, diz o secretário Fioravante. Conforme ele, o tempo do trajeto será reduzido entre o bairro Vitória Régia e o centro da cidade de 1h10 para 25 minutos. Ainda conforme ele, a via, que é a de maior movimento de Sorocaba de carros e de passageiros do transporte coletivo, ganhará novo asfalto no trecho em que o BRT operar.

O evento contou com a presença do prefeito José Crespo (DEM) e secretários. Crédito da foto: Emídio Marques

Com relação à atuação da Urbes, durante as obras, Fioravante diz que foi enviado um comunicado para comerciantes e moradores e um plano de interdição já foi testado. “Estamos avisando a população, colocando a disposição rotas alternativas, através de outras avenidas”, lembra. Essas rotas aumentaria, o trajeto em no máximo dez minutos.

Para que haja intervenção nos canteiros das vias, é preciso que Saae e CPFL concluam intervenções nos trechos. A CPFL, por exemplo, terá que fazer o deslocamento de postes em boa parte da avenida Itavuvu, onde as obras do BRT ocorrerão. Neste sábado, o Saae já trabalhava em alguns trechos para atender as demandas relacionadas às obras do novo transporte.

“A grande inovação do BRT é o conforto, é a segurança, a informação e a rapidez. São benefícios a mais para o usuário”, destaca Luiz Alexandre Massariol, representando o BRT Sorocaba no evento, que também citou outros benefícios do sistema como o vídeomonitoramento nos ônibus e nas estações.

Ao comentar a obra, o prefeito José Crespo afirmou que o BRT vai concorrer com o automóvel após sua implantação. “Vamos deixar o carro na garagem e andar de automóvel”, afirma o chefe do Executivo. José Crespo também garantiu que não haverá aumento na tarifa em função do novo serviço. O impacto, como lembra ele, será custeado pela Prefeitura de Sorocaba. “Provavelmente, haverá um aumento no quilômetro rodado. Isso é subsídio, que nós já fazemos”, lembra.

O BRT Sorocaba, consórcio formado pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, será o responsável pelas obras civis do projeto que incluem 68 km de vias, três terminais integrados, quatro estações de integração e uma garagem. A empresa também terá a concessão de operação do sistema por 20 anos, tendo como responsabilidade ainda a aquisição de 125 ônibus com Wi-fi, sendo 73 padron, 11 de 15 metros e 41 articulados, todos com ar-condicionado. O projeto do BRT de Sorocaba prevê três corredores: avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio, além de faixas exclusivas em outras vias.

O investimento total do projeto é de R$ 384 milhões, deste valor, são R$ 133 milhões do Ministério das Cidades -- através de financiamento -- e R$ 6,6 milhões de contrapartida municipal. O restante obtidos pelo consórcio por meio de financiamentos privados.

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