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Obras do BRT na avenida Ipanema envolvem as duas pistas

18 de Março de 2020 às 00:01

Obras do BRT na Ipanema envolvem as duas pistas As duas pistas da avenida Ipanema tiveram interdição nesta terça-feira. Crédito da foto: Cortesia

As obras de implantação do Corredor BRT Ipanema foram iniciadas na segunda-feira (16) na avenida Ipanema. Mas ao contrário do que informou a concessionária, só foi liberada uma faixa de pista para o tráfego de veículos. A empresa havia informado que seria isolada uma faixa para o início da demolição do asfalto da avenida, a partir da junção da avenida com a Itavuvu, próximo à UPH Zona Norte.

A informação também era de que o serviço seria apenas na pista sentido centro-bairro, mas ontem, a outra pista, em direção ao Centro, também estava com duas faixas interditadas ao tráfego. Amarelinhos da Urbes - Trânsito e Transporte estavam na avenida para orientação do tráfego, o que não evitava congestionamentos.

O Corredor Ipanema é o segundo corredor exclusivo do sistema BRT (Bus Rapid Transit) a ser construído em Sorocaba dos três previstos (Itavuvu, Ipanema e Oeste).

Segundo informou a concessionária, o corredor Ipanema será composto por duas vias com 6,2 km de pavimento rígido e terá 10 estações, sendo todas bidirecionais, que permitem que o passageiro embarque e desembarque em direção ao centro-bairro e bairro-centro. As estações serão construídas no canteiro central e sua estrutura seguirá o mesmo modelo já implantado no corredor BRT Itavuvu.

Para dar suporte à operação do corredor Ipanema será construído um novo terminal chamado São Bento. Ele ficará no bairro Caguaçu e ocupará uma área de 12.000 metros quadrados. O terminal comportará e contará com o uso de fontes sustentáveis para o seu funcionamento: energia fotovoltaica e reuso de água da chuva.

As estações serão identificadas, como: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica, Vila Guilherme e UPH. De acordo com a concessionária, todas as estações terão infraestrutura de acessibilidade, acesso à informação do roteiro e itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos. (Da Redação)