Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras do BRT interditam garagens na avenida Washington Luiz

23 de Janeiro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Interdições impedem que moradores guardem os veículos. Crédito da foto: Luiz Setti (22/1/2020)

As obras que estão sendo realizadas na avenida Washington Luiz, na zona sul de Sorocaba, em função do BRT, têm sido alvo de crítica dos moradores da via, em especial de quem não está podendo usar sua garagem. Eles alegam que a obra está parada e que, enquanto isso, são obrigados a estacionar longe de suas casas e até locar uma vaga.

Esse é o caso, por exemplo, do senhor Segundo Vendramel, que critica o que ele considera como abandono. “Já faz três meses que está assim, Abandonaram tudo. Falta responsabilidade”, argumenta. “Hoje veio dois aí, arrumaram os cones e sumiram. Trabalhar, mesmo, faz tempo que não vem ninguém”, disse na terça-feira (21).

A situação está gerando despesa mensal para o munícipe. “Estou pagando aluguel de estadia”, conta ele. Vendramel diz ainda que perdeu inquilino por causa da situação. “Foi embora porque não tinha onde deixar o carro”, garante. Além do problema com a garagem, há a reclamação sobre a retirada do lixo doméstico. “É um problema que leva a outro”, diz.

O seu Segundo não é único a reclamar da situação. O problema afeta outros moradores da via, já que a obra está sendo realizada em vários dos locais que serão destinados para partidas e paradas. Um dos moradores, que preferiu não se identificar, conta que não pode estacionar no local. Ele também contou que procurou um vereador para tratar do tema, mas que nada foi feito até agora.

Segundo Vendramel alugou uma garagem. Crédito da foto: Luiz Setti (22/1/2020)

Prefeitura e concessionária

Questionada sobre a situação, a concessionária BRT Sorocaba afirmou que os serviços de requalificação de pavimento nos pontos de parada da avenida. Washington Luiz estão em período de cura do concreto. “Após a realização do serviço de concretagem, para que o processo seja efetivo é preciso um tempo de repouso do material aplicado. É importante explicar que a cura do concreto é um procedimento técnico construtivo”, afirma a instituição.

“Esclarecemos ainda que, devido às chuvas, tivemos uma interferência no fluxo das atividades, mas as obras seguem avançando. Ao concluir o período de cura, as obras serão finalizadas e o tráfego será restabelecido normalmente na avenida”, garante. Ainda conforme a empresa, ontem, no sentido centro-bairro da via, um trecho foi liberado.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a questão, em especial sobre como fiscaliza a obra. A municipalidade não comentou a questão e enviou as perguntas para a concessionária. (Marcel Scinocca)