Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra no córrego Supiriri deve custar R$ 4 milhões em Sorocaba

18 de Julho de 2019 às 18:14

Córrego do Supiriri passará por obras. Crédito da foto: Luiz Setti (26/06/2009)

O córrego Supiriri, no Centro de Sorocaba, passará por obras e, segundo a Prefeitura, o investimento deve ser de aproximadamente R$ 4 milhões. Ocorrerão intervenções na avenida Afonso Vergueiro, no trecho entre o Centro Comercial Cheda e a rua Rio Grande do Sul, a partir da próxima semana. O trabalho será realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

[irp posts="57097" ]

 

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, 80% dos recursos são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado, e os outros 20% são contrapartida da autarquia.

A obra é importante para reduzir alagamentos na região. No trecho onde as intervenções serão realizadas, o sistema de canalização já antigo foi feito com duas linhas de tubos de concreto de 1,50 metro de diâmetro. O atual sistema é insuficiente para promover total escoamento, causando alagamentos, principalmente na região da Vila São João, em especial nas ruas Coronel Freire de Andrade e Irmã Maria Angelina, cujas vias e imóveis são frequentemente afetados.

A ação consiste na implantação de aduelas em concreto armado, com seção retangular e dimensões de 4 metros de largura por 2 metros de altura, numa extensão aproximada de 340 metros. As aduelas serão instaladas em sua maior extensão sob o canteiro central da avenida, mas em alguns trechos haverá necessidade de intervenção na pista de rolamento.

O empreendimento será feito pela empresa Melhor Forma Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório, e tem previsão de conclusão em seis meses. Uma primeira etapa preliminar à execução propriamente dita da implantação das aduelas será o transplantio de alguns exemplares de ipês que encontram-se plantados no canteiro central, próximo ao Shopping Sorocaba, bem como outras pequenas mudas que fazem hoje o paisagismo da avenida.

Em um termo de compromisso firmado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estas árvores serão transplantadas para a área do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha. A Urbes participou das discussões sobre a execução da obra e aprovou o projeto de intervenções no trânsito e sinalização. A comunicação quanto aos pontos de interdição e prazo será feita com antecedência ao longo da execução da obra. (Da Redação, com informações da Secom)