Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra de recuperação do asfalto causa lentidão na Dom Aguirre

24 de Abril de 2019 às 12:23
Ana Claudia Martins [email protected]

Motoristas encaram longas filas para trafegar pela avenida Dom Aguirre. Crédito da foto: Emídio Marques (24/4/2019)

Os motoristas que trafegam pela avenida Dom Aguirre precisam de paciência para encarar o trânsito em uma das vias mais importantes de Sorocaba. A lentidão tem sido provocada pelas obras de recuperação asfáltica no sentido bairro-centro do trecho entre a rua Porfhyrio Loureiro e a Praça Lions.

Nesta quarta-feira (24), o trabalho de recuperação do asfalto teve início às 9h e será encerrado por volta das 16h. Segundo a Urbes, a via será liberada somente após o término das obras.

As obras de recapeamento em trechos da avenida Dom Aguirre têm gerado diversas reclamações dos motoristas por conta da lentidão na via. Eles alegam que, durante o dia, as obras causam congestionamentos.

Trabalhadores atuam no asfalto da Dom Aguirre, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (24/2/2019)

A Urbes afirma que agentes de trânsito estão no local para garantir a segurança dos motoristas, além de sinalização na via. Os motoristas também questionam o fato de que, na noite de terça-feira (23), foram surpreendidos com diversos desníveis ao longo da avenida, mas a Urbes informa que os mesmos estão sendo nivelados com as obras que ocorrem na Dom Aguirre.

[irp posts="111057" ]

 

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), as obras de recuperação asfáltica na avenida Dom Aguirre ocorrem desde o início de abril. Não foi informado o prazo para o término dos trabalhos. (Ana Cláudia Martins)

Secretário justifica necessidade do serviço

O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, disse que a decisão de fazer a recuperação asfáltica da Dom Aguirre foi técnica e que ele atendeu a um pedido do prefeito José Crespo (DEM), após um acidente ocorrido no local com um motociclista por conta de um buraco na via.

“Muito se tem falado que a avenida não precisaria dessas intervenções, o que não é verdade. Se você for fazer uma análise técnica de engenharia do pavimento da Dom Aguirre há alguns trechos que já começam a sofrer um desgaste natural acentuado, o que demanda uma intervenção no sentido de resguardar aquele pavimento”, aponta Pilão.

Secretário Pilão diz que é difícil trabalhar fora do horário comercial. Crédito da foto: Divulgação / Cruzeiro FM 92,3

“Em alguns pontos da avenida já estavam aparecendo alguns buracos e um tempo atrás tivemos um acidente com um motociclista, ali próximo ao Supeco (supermercado), por causa de um buraco inclusive.

Preocupado com esses problemas na Dom Aguirre, o prefeito pediu para que nós iniciássemos o mais rapidamente possível a recuperação da avenida”, disse.

Sobre o horário das obras, o secretário afirma que tem recebido algumas queixas, mas que “fica difícil para a Prefeitura de Sorocaba trabalhar fora do horário comercial”.

“Na verdade, a gente já inicia um pouco fora do horário comercial para atrapalhar um pouco menos o trânsito na via. Então, os trabalhos começam às 9h e terminam entre 15h30 e 16h para não atrapalhar no horário de pico”, diz.

Pilão ressalta ainda que “fica muito difícil fazer o trabalho em horário noturno ou de madrugada porque isso eleva o custo da obra. “Elevando os custos, automaticamente, vou conseguir fazer menos com o dinheiro disponível. Então, a gente precisa otimizar os recursos públicos, que já são escassos”, diz o secretário. (A.C.M.)

[irp posts="56862" ]

 

Paço diz que segunda obra vai ser à noite

Em nota, a Prefeitura informou que faz a recuperação na avenida Dom Aguirre de “pavimentos que estão fissurados, apresentando craquelamento.

Com infiltrações devido a chuvas, essas fissuras se desplacam e causam panelas (buracos). Após a fresa, é aplicado a emulsão e massa CBUQ”. Informou que na próxima segunda-feira o serviço será feito à noite.

Sobre o fato de existirem outras vias em situação pior, a Prefeitura destacou que “a avenida Dom Aguirre é a principal via de Sorocaba, devendo estar sempre em boas condições pois recebe em torno de 90 mil veículos por dia, nos dois sentidos”.

Além disso, informou que “o critério adotado é a priorização das vias principais e com circulação de ônibus, as demais vias escolhidas são inseridas no cronograma e disponibilidade financeira da Serpo”. (Da Redação)