Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra da casamata do Conjunto Hospitalar de Sorocaba começou neste mês

26 de Dezembro de 2018 às 22:43

Anunciadas para começar em 2016, as obras da casamata no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tiveram início neste mês. No local deverá operar um acelerador linear, que é uma máquina utilizada no tratamento de radioterapia. De acordo com informe divulgado pelo Ministério da Saúde, as obras estão 1% concluídas e a previsão de funcionamento do equipamento é para janeiro de 2020. O aparelho será fornecido pelo governo federal, por meio do Plano de Expansão da Radioterapia, que já enviou um equipamento para a Santa Casa de Sorocaba, que aguarda licenças para entrar em funcionamento.

O Ministério da Saúde fica responsável pela construção da casamata -- estrutura especialmente elaborada para a operação do acelerador linear -- além dos custos do equipamento, enquanto o CHS deverá gerir o serviço quando o projeto estiver pronto. O custo total, com equipamento, solução, projeto e fiscalizações, será de R$ 17,29 milhões. A Secretaria de Saúde do Estado confirmou o início das obras e afirmou que os trabalhos não devem afetar o atendimento no hospital.

Em informe de 2015, do Ministério da Saúde, as obras da casamata deveriam ter início em 30 de outubro de 2016, com início das operações para março de 2018. Em 2017, situação do plano no hospital foi classificada como em “reanálise”. Agora, a expectativa é de que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba ofereça o serviço de radioterapia a partir de janeiro de 2020. O Ministério da Saúde foi questionado sobre detalhes da obra, como o nome da empresa contratada, mas não respondeu até a finalização da reportagem. (Priscila Fernandes)