Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarentena leva à queda de 15% nos acidentes de trânsito em Sorocaba

17 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Números de acidentes de trânsito caem 15% Em março de 2020, Sorocaba registrou o total de 189 acidentes de trânsito sem mortes, contra 223 no mesmo mês de 2019. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (12/5/2020)

Os números de acidentes de trânsito em Sorocaba caíram 15,24% em março, início do período de quarentena. Os dados apontam redução também nos acidentes de trânsito, no mesmo período analisado, nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e na Região Administrativa de Sorocaba. As informações, referentes ao mês em 2020 e 2019, são da plataforma do Insofiga SP. O sistema de dados é gerenciado pelo programa Respeito à Vida, do governo do Estado.

A plataforma, pioneira no Brasil, publica mensalmente estatísticas sobre acidentes fatais de trânsito, não fatais e números de óbitos nos 645 municípios do Estado.

Segundo os dados do Infosiga SP, em março de 2020 Sorocaba registrou o total de 189 acidentes de trânsito sem mortes, contra 223 no mesmo mês de 2019. Os números representam uma diferença de 34 acidentes de trânsito não fatais, a menos, nas ruas da cidade.

O período analisado abrange o início da quarentena em Sorocaba e em todo o Estado, que aconteceu no dia 24 de março. Com mais pessoas em isolamento social, a quantidade de veículos nas ruas também apresentou queda. O sistema de dados do Infosiga SP ainda não disponibilizou os dados do mês passado. Conforme a plataforma, os números de abril de 2020 estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Dia e tipos

Os dados do Infosiga SP mostram ainda que, em março de 2020, a maioria dos acidentes de trânsito ocorreram nas noites de terça-feira. Dos 189 registros, 64 foram colisões, seis choques, 15 atropelamentos e 13 outros tipos de acidentes.

Já em março de 2019, dos 223 acidentes de trânsito ocorridos nas vias da cidade, as maiores ocorrências foram nas noites de sábado. Entre os registros, 81 foram colisões, 13 choques, 16 atropelamentos e 16 outros tipos.

Em relação ao número de mortes por acidentes de trânsito em Sorocaba, os dados apontaram a mesma quantidade tanto em março de 2020 quanto em março de 2019: seis óbitos em cada ano.

O Cruzeiro do Sul questionou a Urbes -- Trânsito e Transportes, empresa pública responsável pelo gerenciamento do trânsito em Sorocaba, e solicitou dados dos acidentes de trânsito, mortes e atropelamentos ocorridos nos meses de março e abril de 2020, e também no mesmo período de 2019. Porém, a empresa informou que os dados ainda estão sendo computados. “A coleta de dados dos acidentes de trânsito é feita junto aos registros de ocorrência da Polícia Militar, o que ainda está sendo apurado”, disse a empresa, em nota.

Contudo, a Urbes acredita que no período citado pela reportagem os números, assim que forem computados, deverão mostrar a redução no volume de acidentes e de vítimas. “Com certeza houve redução no número de acidentes e vítimas no período analisado, se comparado ao mesmo período de 2019. Futuramente, os dados a serem apurados devem comprovar isso”, aponta.

Ainda de acordo com a Urbes, a empresa pública percebeu redução do número de veículos circulando em Sorocaba após o início da quarentena. A empresa destaca que a percepção ocorreu por meio do monitoramento feito via câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito, além da percepção dos agentes de trânsito, que estão diretamente e diariamente nas ruas e pela contagem de veículos feita por equipamentos específicos.

Redução no número de multas no mesmo período foi menor

Números de acidentes de trânsito caem 15% As infrações de trânsito registradas caíram 11,19% na comparação do mês de março de 2019 e 2020. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (30/4/2020)

Sorocaba também apresentou queda no número de multas de trânsito aplicadas pela Urbes na comparação dos meses de março de 2020 e 2019. Os dados apontam queda de 11,19% no período analisado, início da quarentena na cidade.

Segundo os números da Urbes, no mês de março de 2020 foram processadas 13.063 infrações, contra 14.709 em março de 2019. O que representa menos 1.646 multas aplicadas no período.

Conforme a empresa pública, as infrações do mês de abril de 2020 ainda estão sendo processadas, o que prejudica o comparativo referente ao mesmo período de 2019.

Também de acordo com a Urbes, as multas mais aplicadas contra os motoristas sorocabanos no período comparado foram transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, deixar o condutor de usar o cinto segurança, estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização e dirigir veículo segurando telefone celular.

RMS e Administrativa

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e a Região Administrativa de Sorocaba também apresentaram queda no número de acidentes de trânsito registrados nas cidades no período que abrange o início da quarentena no Estado.

Segundo os dados do Infosiga SP, na RMS, que compreende 27 municípios, a queda foi maior que na cidade de Sorocaba e chegou a 18,16%. Conforme os números, a RMS registrou 482 acidentes de trânsito não fatais, em vias municipais, em março de 2020, contra 589 em março de 2019, o que representa menos 107 ocorrências no período analisado.

Já na Região Administrativa (RA) de Sorocaba, que compreende mais municípios, a queda no número de acidentes de trânsito foi menor do que em Sorocaba e ficou em 13,61%, no período comparado. De acordo com os dados, a RA teve 603 acidentes de trânsito não fatais em março deste ano contra 698 no mesmo mês do ano passado, ou seja, 95 menos ocorrências.

Menos acidentes, porém mais mortes na RMS

Números de acidentes de trânsito caem 15% Na Região Metropolitana as mortes passaram de nove em março de 2019 para 13 no mesmo mês deste ano. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (18/4/2020)

Os números de mortes provocadas por acidentes de trânsito, contudo, tiveram aumento tanto na RMS quanto na RA. Segundo os dados do Infosiga SP, as mortes aumentaram nas duas regiões, na comparação dos meses de março de 2020 e março de 2019.

Na RMS, as mortes passaram de nove em março do ano passado para 13 no mesmo mês deste ano, ou seja, quatro a mais. Já na RA, as mortes aumentaram de dez para 17 no período analisado, isto é, sete óbitos a mais.

Porém, na comparação dos dados somente entre os dias 24 e 31 de março 2020, comparado com mesmo período do ano passado, o sistema Infosiga SP aponta redução de 60% no número de mortes por acidentes de trânsito na RA de Sorocaba.

No período citado, que é a primeira semana da quarentena no Estado, os acidentes de trânsito na RA provocaram quatro mortes em 2020 contra dez em 2019.

O Infosiga destaca ainda redução nas fatalidades de trânsito após o início da quarentena, entre os dias 24 e 31 de março, em todo o Estado: queda de 31,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos