Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo Regional tem só um leito desocupado para paciente com coronavírus

15 de Maio de 2020 às 23:18

Novo Regional tem só um leito desocupado para paciente com coronavírus Fachada do Hospital Regional, situado à margem da rodovia Raposo Tavares. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2018)

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo anunciou ontem (15) que está disponibilizando 18 leitos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para pacientes com suspeita ou que contraíram o novo coronavírus (Covid-19). Metade desses leitos já se encontravam ocupados. Isso ocorre no momento em que os leitos pactuados para Covid-19 do novo Hospital Regional, o Adib Domingos Jatene, na rodovia Raposo Tavares, apresentam ocupação próxima do total.

Conforme informado pela pasta estadual, o novo Regional é a principal referência na região de Sorocaba para novo coronavírus e, desde o último domingo (10), passou a contar com mais 10 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com a doença. “Ao todo, há 45 leitos destinados à Covid-19, sendo 30 UTI. Até o momento, a taxa de ocupação é de 100% na UTI (30 leitos) e 95% (14 leitos) na enfermaria”, relatou a secretaria.

Com isso, foram acionados os leitos no CHS. Ao contrário do Adib Jatene, eles não são exclusivos para Covid-19. “Importante reforçar que todos os pacientes que precisarem de atendimento contam com uma rede de hospitais de referência da região, incluindo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que tem 18 leitos dedicados ao novo coronavírus, sendo 10 destes leitos UTI. Até o momento, a taxa de ocupação é de 50% tanto na UTI quanto na enfermaria”, afirmou.

Até então, não havia publicidade sobre o uso dos leitos no CHS -- tanto que a Prefeitura de Sorocaba não divulga essas vagas em seu censo diário. Sobre isso, a justificativa do Estado é que a contabilização das vagas não ocorre justamente por elas não serem dedicadas exclusivamente a pacientes de coronavírus.

Ontem (15), o censo diário de “leitos Covid-19” divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) mostrava que todos os 15 leitos clínicos exclusivos para Covid-19 do Adib Jatene estavam ocupados. No caso dos leitos de UTI, também exclusivos para a doença, 29 dos 30 estavam ocupados. A divergência em relação aos dados informados pelo Estado pode estar relacionada ao horário em que os dados foram coletados, já que há rotatividade na situação clínica dos pacientes, como altas e até óbitos.

Para os moradores de Sorocaba, a unidade de referência para internações de pacientes com Covid-19 é a Santa Casa. O censo diário divulgado pela SES apontava que, naquele hospital, a ocupação dos 20 leitos de UTI era de 75%. No caso dos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação era de 77%, dos 30 leitos.

Transmissão ao vivo

Na tarde de ontem (15), a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) e o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, realizaram uma transmissão ao vivo para rebater supostas contradições na taxa de ocupação da Santa Casa. Ele destacou aumento de procura para pacientes sobre coronavírus, chegando a cerca de 50 pessoas por dia na unidade.

Os dois confirmaram os dados divulgados na edição de ontem (15) pelo Jornal Cruzeiro do Sul, que apontava taxa de ocupação de 70% para UTI e 77% para leitos clínicos. O padre explicou que os casos suspeitos de coronavírus precisam ser atendidos conforme os protocolos e utilizam os leitos destinados para Covid.

[irp posts="251277" ]

 

Respondendo ao Jornal Cruzeiro do Sul, a prefeita confirmou que a taxa de ocupação atual da Santa Casa faz com que esteja próximo o momento de acionar os leitos da UPH Leste. “Isso já faz com que a gente acenda o sinal de alerta. Então temos que passar para o próxima etapa do plano de contingência”, acrescenta. (Marcel Scinocca)