Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo lote de vacinas deve chegar a Sorocaba nesta quinta (25)

24 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Novo lote de vacinas deve chegar a Sorocaba amanhã Última remessa chegou dia 9; até agora, já foram recebidas mais de 38 mil doses de Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Crédito da foto: Pedro Negrão (10/2/2021)

A entrega de novas doses da vacina Coronavac para os municípios paulistas está atrasada, e Sorocaba deverá receber um novo lote de imunizantes somente amanhã (25). O último foi entregue à cidade no dia 9. No total, Sorocaba já recebeu mais de 38 mil doses, entre as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

Com isso, a continuidade da vacinação contra a Covid-19 deverá ocorrer somente após a retirada das doses pela Prefeitura de Sorocaba, na sede do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), que fica no Jardim Abaeté, o que deverá acontecer na sexta-feira (26). O início da imunização dos idosos será na sequência, mas a Prefeitura de Sorocaba não informou a data exata da retomada da campanha. Uma previsão seria o início no sábado (27). Pelo calendário do governo estadual, a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos está prevista para o dia 1º de março.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que o Estado informou que a entrega das doses deverá ocorrer amanhã, mas não foi informado a quantidade. “O Estado informou também que a partir de 1º de março deverá haver uma aceleração na entrega de doses aos municípios.” Já sobre a retomada da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os idosos, a Prefeitura de Sorocaba informa que ela será realizada assim que a cidade receber novas doses do governo do Estado.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), quase 100% das doses recebidas já foram aplicadas e seguem sendo registradas no sistema de imunização. Isso significa que a Prefeitura de Sorocaba já imunizou mais de 28 mil pessoas, entre primeiras e segundas doses.

A SES informa também que todos os idosos que já foram vacinados com a primeira dose da Coronavac estão dentro do prazo para receber a segunda dose. “Para os idosos de 90 anos ou mais que se vacinaram no dia 4 de fevereiro, o prazo é até o dia 4 de março (28 dias) para receber a segunda dose”, informa a pasta municipal.

Butantan inicia distribuição

Ontem (23), o Instituto Butantan iniciou a distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina Coronavac, e desse total pouco mais de 270 mil ficaram para o Estado de São Paulo, e serão em seguida distribuídas para as 644 cidades paulistas.

De acordo com o governo estadual, a Secretaria de Estado da Saúde está planejando o envio das doses para as cidades paulistas, assim como definindo a quantidade. (Ana Cláudia Martins)