Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo aparelho de radioterapia atende em fevereiro na Santa Casa

26 de Dezembro de 2018 às 21:42

Novo aparelho de radioterapia atende em fevereiro Aparelho de radioterapia chegou em setembro último. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (28/9/2018)

O aparelho de radioterapia recebido pela Santa Casa de Sorocaba em setembro deve começar a atender em fevereiro de 2019, de acordo com previsão do Ministério da Saúde. O acelerador linear foi fornecido pelo governo federal por meio do Plano de Expansão da Radioterapia e é um equipamento mais moderno do que a máquina de cobalto existente no hospital e que funciona atualmente. De acordo com o médico José Carlos Menegoci, coordenador da radioterapia da Santa Casa, o espaço em que o novo aparelho irá funcionar está praticamente pronto, sendo necessárias agora as licenças de funcionamento emitidas pelos órgãos responsáveis.

Para operar, o aparelho necessita ser instalado em um local especial denominado casamata, que possui proteção radioativa e outras especificidades. De acordo com informe divulgado pelo Ministério da Saúde, as obras civis já estão totalmente concluídas. O médico da Santa Casa aponta que falta ainda a instalação do sistema de ar-condicionado e a colocação de móveis, que já foram adquiridos. O acelerador linear já teria sido montado e testado pela empresa responsável e um físico. “O aparelho está em ordem”, conta.

Movido a energia elétrica, o acelerador linear não precisa de um fonte radioativa de cobalto como os aparelhos usados no hospital anteriormente. Em novembro de 2016, o equipamento então utilizado no hospital teve a fonte de cobalto esgotada e -- sem recursos para a compra de uma nova -- a cidade passou a enviar parte dos pacientes oncológicos para outras cidades. Quase dois anos depois, em julho, o hospital retomou os atendimentos, após receber uma máquina de cobaltoterapia por meio de doação. Com o acelerador linear, a expectativa é de que exista mais segurança na prestação do atendimento, uma vez que a máquina só necessita da reposição de peças com o desgate de uso. “É uma validade muito longa, de muitos anos”, explica o médico.

Menegoci conta que agora será necessário passar pelo processo de obtenção das licenças junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e à Vigilância Sanitária de Sorocaba, que deverão enviar técnicos para avaliar as instalações e equipamento. Embora pondere que nesta época do ano os atendimentos da Cnen, que é localizada no Rio de Janeiro, são reduzidos, estima que a previsão de funcionamento em fevereiro deva se confirmar.

Segundo informe do Ministério da Saúde, as obras da casamata, projeto, fiscalização, equipamentos e o acelerador linear terão o custo total R$ 9,75 milhões.

Atrasos

O Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) teve início em 2012 com a expectativa de fornecer aceleradores lineares para dezenas de hospitais do país. Em novembro de 2015, o informe do Ministério da Saúde previa o início das obras da casamata na Santa Casa de Sorocaba para fevereiro de 2016 e o funcionamento do aparelho para novembro daquele ano. Contudo, as obras tiveram início apenas em junho de 2016 e acabaram interrompidas por problemas com a construtora contratada pelo Ministério da Saúde. Após disputas judiciais, as obras foram retomadas em julho deste ano. (Priscila Fernandes)