Nove cidades da RMS terão plantão para biometria neste final de semana

Por

Eleitores têm até 19 de dezembro para fazer o cadastramento biométrico. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (28/10/2018)

Eleitores têm até 19 de dezembro para fazer o cadastramento biométrico. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (28/10/2018)

Os cartórios eleitorais das 319 cidades que finalizam a biometria obrigatória em 19 de dezembro estarão abertos neste fim de semana, das 8h às 14h. É mais uma chance para os eleitores cadastrarem as digitais e evitar o cancelamento do título. Eleitores de nove municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão incluídos nesse prazo: Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Iperó, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto e São Roque.

[irp posts="30511" ]

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), São José dos Campos, Limeira e Taboão da Serra são as maiores entre as 319. Em São José, 73,61% do eleitorado cadastrou a biometria e, em Limeira, 72,32%. Já em Taboão, o percentual é de quase 60%, ou seja, 40% do eleitorado ainda precisa participar do procedimento.

O cancelamento do título impossibilita o eleitor de votar e gera outros impedimentos na vida civil, tais como: obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino oficiais.

Para fazer o cadastramento biométrico é necessário apresentar documento oficial e original de identificação, comprovante de residência recente e título de eleitor, caso tenha.

Segundo o TRE, a Justiça Eleitoral paulista alcançou na última quarta-feira a marca de 6 milhões de biometrias cadastradas desde o início do ano. Com o número, o total de eleitores que tiveram suas digitais coletadas em todo o Estado chega a 63,98% do eleitorado total.

Para este ano, a meta do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é cadastrar a biometria de 7 milhões e meio de cidadãos. Para isso, foram desenvolvidas ao longo do ano diversas ações de atendimento itinerante e parcerias, levando a biometria até o eleitor.

Além disso, para intensificar a capacidade de atendimento, os cartórios eleitorais das cidades que ainda não concluíram o cadastramento biométrico têm realizado plantões aos sábados, alcançando, somente com estas ações, mais de 300 mil eleitores. (Carlos Araújo)