Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novas regras que permitem a reabertura do comércio começam a valer neste domingo

18 de Abril de 2021 às 10:46
Ana Claudia Martins [email protected]

Comércio do Centro de Sorocaba irá reabrir nesta segunda-feira (19), das 11h às 19h, segundo a Acso. Fábio Rogério (12/04/2021).

A nova fase de transição do Plano São Paulo, que permite a reabertura do comércio em geral das 11h às 19h, começa neste domingo (18), e está dividida em dois períodos. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização acontece o setor do comércio, incluindo lojas de shopping.

Nesse período, também será permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), o comércio da região central da cidade volta a reabrir a partir desta segunda-feira (19), já que no domingo as lojas ficam fechadas. Já as lojas dos shoppings de Sorocaba voltam a funcionar neste domingo, de acordo com as novas regras. Porém, os restaurantes e praças de alimentação seguem fechadas, atendendo por meio dos sistemas de delivery, drive-thru ou ‘take way’.

Já no período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais (museus, teatros e cinemas), parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias. A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1 de maio.

Medidas anunciadas

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo do Estado está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/. O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou as novas medidas na última sexta-feira (16), por conta da atualização do Plano São Paulo, com início da fase de transição para todo Estado de São Paulo.

Segundo o Estado, nas últimas semanas, os indicadores da saúde apresentaram uma redução progressiva, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar, o que permitiu o avanço para retomada gradativa e consciente das atividades não essenciais.

As medidas mais rígidas de restrição da fase vermelha, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder. O apoio da população nesse novo momento da pandemia continua sendo fundamental. Não é hora de baixarmos a guarda”, afirmou Garcia. (Da Redação, com informações do Governo de SP)