Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova ala de UTI na Santa Casa pode ser usada para paciente com coronavírus

23 de Março de 2020 às 19:03
Marcel Scinocca [email protected]

Santa Casa de Sorocaba pode ‘parar a qualquer momento’, diz gestor Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (3/9/2019)

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba apresentou na tarde segunda-feira (23) uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela terá 20 leitos.

Parte dos leitos poderá ser usado para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O anúncio foi feito pelo gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior.

Conforme ele, todo o trabalho durou duas semanas. A Santa Casa tinha 20 leitos disponíveis para UTI. Em fevereiro, ao assinar o Plano Operativo Assistencial (POA), 20 novos leitos foram contratados. “E agora, estamos aumento 20 leitos em uma antiga ala, uma antiga UTI que nós tínhamos na Santa Casa.”

[irp posts="231037" ]

 

No total, serão 60 leitos. Futuramente, conforme ele, desse total de leitos, 20 serão para pacientes com coronavírus. “Logicamente que esses 20, mas pode ser que dos 60, passe 40 para o 'corona'. Vai depender da demanda da cidade e das possíveis complicações que teremos”, afirma.

Reunião

Ainda de acordo com o padre, no domingo (22) houve um encontro entre ele, o secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, do deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e Milton Palma, diretor do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, e de Fernando Brum. “Escolhemos novos locais para essas ampliações. Além da UTI, teremos lugares especiais para atender os pacientes, com coronavírus”, diz Flávio. “Agradeço a Deus, a prefeita Jaqueline [Coutinho] e sua equipe de Saúde, bem como a maravilhosa equipe da Santa Casa que está trabalhando por e com amor”, termina. (Marcel Scinocca)