Resultado da apuração de votos saiu em três horas

Votação terminou às 17h e totalização foi concluída às 20h13; oito urnas foram substituídas e duas escolas tiveram queda de energia, sem impacto no processo

Por Caroline Mendes

Mídias com dados das urnas começaram a chegar aos cartórios eleitorais às 17h16

Sorocaba levou 3 horas e 13 minutos para concluir a apuração dos votos das eleições de ontem (4). A votação terminou às 17h e o primeiro cartão de memória com os dados de uma urna chegou ao Cartório Eleitoral às 17h16. A totalização foi concluída às 20h13.

Sorocaba tem 1.670 seções eleitorais. Depois do encerramento da votação, as mídias (com os dados) começaram a ser encaminhadas para a totalização.

O chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, avaliou que o processo transcorreu de forma tranquila durante o dia. Segundo ele, a ida dos eleitores aos locais de votação foi significativa, com participação de jovens, adultos e idosos.

"A procura foi considerável em relação aos anos anteriores. Verificando o que a gente observou ao longo do dia, foi uma procura bastante intensa de toda a faixa etária dos eleitores de Sorocaba", afirmou.

Ocorrências

"Tivemos apenas oito urnas que deram problema, mas que foram substituídas rapidamente, de tal sorte que não interferiu em atraso algum durante o processo de votação", disse João Lima.

Também houve queda de energia em duas escolas da zona oeste, a Humberto de Campos e a Rosa Cury. A votação não foi comprometida porque as urnas continuaram funcionando com as baterias próprias.

Fora essas ocorrências, não houve registros que comprometessem o andamento da eleição na cidade, conforme a Justiça Eleitoral.

Participação

O chefe do cartório também destacou que muitos eleitores levaram a chamada "colinha" com os números dos candidatos para consulta durante a votação.

"Os eleitores, felizmente, levaram sua colinha e utilizaram para fazer sua votação. Foi uma votação bastante efetiva dos eleitores e eleitoras", afirmou João Lima. Para ele, a participação dos eleitores foi um dos pontos positivos do pleito. "Daí a importância mesmo da participação desse eleitorado para a escolha e fortalecimento da democracia", disse.

Totalização

O primeiro cartão de memória chegou ao Cartório Eleitoral às 17h16, apenas 16 minutos após o encerramento da votação. A partir daí, os dados das demais urnas foram recebidos e processados até a conclusão da totalização, às 20h13.

Com a totalização, foram consolidados os resultados da votação em Sorocaba, incluindo os votos dos candidatos, os votos válidos, brancos e nulos e as abstenções.