PF investiga lavagem de dinheiro e possíveis crimes eleitorais em Sorocaba
Ação cumpre três mandados de busca e apreensão e apura movimentações de R$ 1 milhão em espécie
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Numerata, que apura possíveis crimes de lavagem de dinheiro e delitos eleitorais. Três mandados de busca e apreensão são cumpridos em Sorocaba. A ação ocorre por determinação do 15º Juízo das Garantias do Núcleo VII da Justiça Eleitoral de São Paulo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é um dos alvos da operação.
De acordo com a PF, a investigação teve início a partir de informações encaminhadas pelo sistema de prevenção à lavagem de dinheiro, que indicaram movimentações financeiras em espécie realizadas de forma reiterada.
Segundo os elementos reunidos até o momento, o investigado realizava saques e provisionamentos em dinheiro, posteriormente retirados por pessoas vinculadas à administração financeira de uma entidade sediada em Sorocaba.
Os fatos mais recentes identificaram reservas para saques que totalizaram R$ 1 milhão em espécie, durante o período eleitoral de 2026.
As diligências têm por objetivo apreender documentos, equipamentos eletrônicos e outros elementos probatórios capazes de esclarecer a origem, a circulação e a destinação dos recursos investigados, bem como verificar eventual utilização dos valores em desacordo com a legislação eleitoral e com as normas de prevenção à lavagem de dinheiro. O suspeito não teve o nome divulgado. O Cruzeiro do Sul apura mais informações.