UFSCar cria graduação em mídias digitais
Bacharelado em Mídias Digitais, Cultura e Sociedade começa a ser oferecido em 2027
Vernihu Oswaldo
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba, passará a oferecer, a partir de 2027, o Bacharelado em Mídias Digitais, Cultura e Sociedade. O curso propõe uma formação interdisciplinar voltada ao uso das tecnologias digitais e à análise de seus impactos sociais, culturais e políticos.
A graduação reúne áreas como ciências humanas, ciências sociais aplicadas, linguística, artes, comunicação, design, computação e ciência de dados. A grade inclui conteúdos técnicos, como programação, análise e visualização de dados e desenvolvimento de soluções digitais, além de disciplinas voltadas à compreensão das transformações provocadas pelas novas tecnologias.
Segundo a universidade, a proposta busca aproximar o conhecimento técnico da análise dos efeitos dessas tecnologias. A intenção é formar profissionais que, além de dominar ferramentas de inteligência artificial, compreendam seus impactos na cultura, na comunicação, na política e nas relações sociais.
Para a docente Vanda Aparecida da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana e professora do novo curso, a proposta também está relacionada a políticas nacionais, como a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
Segundo ela, os documentos estabelecem diretrizes relacionadas à inovação, à formação profissional, à soberania tecnológica, aos direitos fundamentais, à governança e ao uso ético das tecnologias.
"Ao dialogar diretamente com esses marcos estratégicos, o curso busca formar profissionais capazes de compreender criticamente os impactos das tecnologias emergentes e de atuar na interface entre cultura, comunicação, ciência e tecnologia, contribuindo para a cidadania digital, a governança democrática da informação e o uso responsável da inteligência artificial", afirma Vanda.
Na prática, conhecimentos de diferentes áreas poderão ser utilizados na análise de um mesmo problema. Uma ferramenta de inteligência artificial, por exemplo, pode ser desenvolvida com conhecimentos de computação e ciência de dados, mas sua aplicação também envolve questões relacionadas à comunicação, à ética, à linguagem, à cultura, aos direitos e aos impactos sociais.
Ao longo da graduação, os estudantes deverão desenvolver competências para criar projetos e soluções digitais, trabalhar em equipes multidisciplinares e analisar as consequências do uso das tecnologias.
A proposta também inclui discussões sobre diversidade, democracia, sustentabilidade e justiça social.
O Bacharelado em Mídias Digitais, Cultura e Sociedade começa a ser oferecido em 2027. Assim como os demais cursos de graduação da UFSCar, será gratuito.