Desafio de IA recebe projetos até 3 de julho

Grupos de trabalho têm até 3 de julho para enviar propostas na fase competitiva do Desafio Brasileiro de IA

Por Da Redação

Grupos de trabalho do Desafio de IA entram na fase de envio de propostas técnicas

Grupos de trabalho (GTs) formados no âmbito do Desafio Brasileiro de Inteligência Artificial (DB-IA) têm até o dia 3 de julho para submeter propostas técnicas detalhadas. Os projetos devem ser enviados pela Unidade Operacional Executiva (UOE) indicada por cada GT, por meio da plataforma Prosas.

A iniciativa recebeu 293 inscrições de startups, empresas e organizações de 24 estados brasileiros. O desafio é realizado pela Agência Inova, com apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e busca conectar indústrias com desafios reais a fornecedores de soluções baseadas em inteligência artificial.

Nesta fase competitiva, os grupos de trabalho — formados por uma empresa líder e uma empresa solucionadora — devem apresentar propostas técnicas detalhadas. Para participar, não é necessário ter realizado cadastro na etapa inicial, desde que o GT esteja formado e o projeto seja submetido conforme as regras do edital.

As propostas devem demonstrar a aplicação da inteligência artificial na solução de problemas concretos da indústria. A implementação deverá ocorrer, prioritariamente, em unidades produtivas que ainda não utilizam a tecnologia.

As iniciativas podem abranger seis áreas: processos (planejamento e otimização da produção), máquinas (manutenção preditiva e prescritiva), pessoas (inspeção e segurança do trabalho), insumos (previsão de demanda), dados (análise de cenários e apoio à decisão) e energia (eficiência energética).

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, afirmou que a etapa é decisiva para a consolidação das propostas. "É a fase em que as ideias ganham estrutura e se transformam em propostas capazes de gerar resultados reais para as indústrias participantes", disse.

Segundo o diretor-executivo da Agência Inova, André Santos, os projetos devem aliar viabilidade e impacto. "Mais do que uma boa solução tecnológica, os projetos precisam demonstrar viabilidade de implementação e capacidade de gerar resultados eficientes, contínuos e replicáveis", afirmou.

O desafio vai reconhecer 30 indústrias vencedoras, cada uma com prêmio de R$ 50 mil, totalizando R$ 1,5 milhão. O resultado será divulgado em 26 de agosto de 2026, e a cerimônia de premiação está prevista para 16 de setembro.