Obras no Caputera incluem remanejamento de postes após alargamento de vias
As obras de pavimentação em andamento na região da estrada Saladino Duarte de Oliveira — antiga Estrada da Caputera – incluem a futura transferência de postes de energia elétrica que permanecem em trechos das vias após o alargamento realizado no local. A adequação das estruturas já foi programada e deverá ocorrer nas próximas etapas dos trabalhos.
A situação foi observada pela reportagem do Cruzeiro do Sul durante visita ao local. Em alguns pontos, os postes permanecem próximos à área de circulação de veículos, porém os trechos contam atualmente com sinalização para orientar motoristas e usuários das vias.
As intervenções fazem parte das melhorias viárias executadas na região e incluem implantação de guias, sarjetas e pavimentação.
A moradora Patrícia Rizzi buscou esclarecimentos sobre o cronograma para adequação das estruturas após acompanhar o avanço das obras. Segundo ela, o objetivo foi entender como ocorreria o remanejamento dos postes diante das mudanças realizadas nas vias.
Redimensionamento
Em resposta ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba informou que as obras são realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Serpo) desde 2025.
De acordo com o município, as intervenções são viabilizadas por meio de parceria com a iniciativa privada, mediante medidas mitigadoras e acordos firmados com loteadores de empreendimentos instalados na região.
A administração municipal explicou que houve o alargamento das vias e que, após esse redimensionamento, é realizada a transferência dos postes para adequação ao novo traçado das ruas.
Segundo a prefeitura, o serviço de remanejamento é de responsabilidade da CPFL Piratininga e está previsto para ocorrer em julho. Até a conclusão dessa etapa, a Serpo informou que providenciará a sinalização necessária no local.
A prefeitura também destacou que outras obras de pavimentação executadas no bairro contam com recursos do Governo do Estado, por meio do programa Nossa Rua.
A CPFL Piratininga confirmou ao Cruzeiro do Sul que recebeu na semana passada a autorização necessária para realizar a remoção dos postes e que a execução do serviço já foi programada.
Segundo a concessionária, a intervenção será realizada de forma a reduzir impactos ao fornecimento de energia elétrica para os consumidores da região e seguirá os prazos previstos pela regulamentação vigente.
Em nota, a empresa informou que a conclusão dos trabalhos ocorrerá “o mais breve possível”.
Trechos distintos
A ABP Ltda. também se manifestou sobre as obras realizadas na região. A empresa informou ser responsável por uma medida mitigadora relacionada à ampliação de um galpão industrial e pela contratação da MGT Bolina para a execução de um trecho específico da pavimentação da estrada Saladino, trecho entre a rua Maria Dolores Piaia Lorato e a área institucional do loteamento Tereza Maria.
Segundo a ABP, a intervenção integra um conjunto de melhorias viárias exigidas pelos órgãos competentes e não corresponde à totalidade das obras atualmente em execução na região. A empresa afirmou ainda que não existem postes localizados na pista de rolamento dentro do trecho sob sua responsabilidade.
Já a MGT Bolina esclareceu que atua em dois trechos distintos da estrada. De acordo com a empresa, o segmento compreendido entre a rua Maria Dolores Piaia Lorato e a área institucional do loteamento Tereza Maria está vinculado à medida mitigadora da ABP e não demanda remanejamento de postes.
Por outro lado, a empresa informou que o trecho localizado entre a área institucional do loteamento Tereza Maria e o loteamento Ana Bella possui postes que deverão ser transferidos pela CPFL Piratininga no início de julho.
Segundo a MGT, os serviços relacionados à medida mitigadora da ABP devem ser concluídos até o final de junho. Já o trecho que depende do remanejamento dos postes tem previsão de conclusão para o final de julho.
A empresa informou ainda que outras obras de pavimentação são executadas na região por diferentes responsáveis, incluindo intervenções contratadas pela Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação)