Sorocaba recebe plenária estadual sobre agricultura familiar e alimentação escolar

Evento reunirá gestores, agricultores e representantes de órgãos públicos para discutir programas de compras de alimentos e políticas de abastecimento

Por Da Redação

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra produtos da agricultura familiar para abastecer equipamentos públicos e entidades assistenciais

Sorocaba será palco, na sexta-feira (12), de uma plenária estadual sobre agricultura familiar e alimentação escolar. O encontro ocorre das 8h às 13h, no Bloco F da Universidade de Sorocaba (Uniso), e reunirá representantes de órgãos públicos, agricultores familiares, cooperativas e gestores municipais.

A programação inclui a Plenária Estadual de São Paulo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Encontro Regional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os debates abordarão temas relacionados às compras públicas de alimentos, ao abastecimento alimentar, à segurança alimentar e ao desenvolvimento rural.

De acordo com os organizadores, o evento contará com a participação de representantes de órgãos federais, como os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Desenvolvimento e Assistência Social, além de instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Ceagesp, institutos federais e universidades.

Entre os assuntos previstos estão o funcionamento dos programas de compra de alimentos da agricultura familiar, os desafios enfrentados pelos produtores para acessar esses mercados e a integração entre agricultores, cooperativas e gestores públicos.

A expectativa é reunir participantes de municípios das regiões metropolitanas de Sorocaba e Campinas, além de representantes de outras regiões do Estado de São Paulo.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra produtos da agricultura familiar para abastecer equipamentos públicos e entidades assistenciais. Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê a destinação de parte dos recursos da merenda escolar para a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares. Ambos são instrumentos de política pública voltados ao fortalecimento da comercialização da produção rural e ao abastecimento de instituições públicas.