Prefeitura promove 62 guardas civis e amplia efetivo da GCM
A Prefeitura de Sorocaba realizou, na noite de segunda-feira (11), cerimônia para marcar a promoção de 62 guardas civis municipais aprovados em concurso interno para cargos de carreira da corporação. O evento ocorreu no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” e também marcou a entrega de novos armamentos à Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo a administração municipal, a GCM conta atualmente com 432 integrantes, o maior efetivo da história da corporação. A prefeitura informou ainda que estuda convocar outros 24 aprovados em concurso público nos próximos meses.
Com as promoções, quatro guardas passaram ao cargo de inspetor, 23 à Classe Distinta, 28 à Classe Especial e sete à Primeira Classe. De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a corporação não realizava concursos internos havia 21 anos. Desde 2023, foram realizados dois processos de promoção interna.
Durante o evento, a prefeitura realizou a entrega simbólica de 216 pistolas calibre 9 milímetros do modelo CZ-P10 HFA, de fabricação tcheca. Desse total, 52 armas foram entregues aos agentes durante a cerimônia, enquanto as demais devem ser distribuídas ao longo desta semana.
Além das promoções, o município iniciou a formação de 42 novos integrantes da GCM, aprovados em concurso homologado em dezembro de 2024. Após participarem de treinamento de integração promovido pela Secretaria de Recursos Humanos, os agentes começaram ontem (12) o curso de formação na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae), na zona norte da cidade.
A capacitação terá 840 horas, entre aulas teóricas e práticas, treinamento de tiro e estágio supervisionado. A previsão é de que os novos guardas passem a atuar nas ruas no segundo semestre deste ano.
A prefeitura também convocou 110 candidatos aprovados em concurso público para sessão de atribuição destinada ao preenchimento imediato de 102 vagas para o cargo de GCM de Segunda Classe. Das vagas, 20 são destinadas a mulheres e 82 a homens.
Segundo o município, 6.222 candidatos participaram do concurso, que incluiu provas objetiva e de redação, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames clínicos e teste toxicológico. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)