Até quando?
Sorocaba amanhece com as marcas de mais uma enchente; chuva de pouco mais de uma hora representou cerca de 75% do esperado para o mês todo
O dia amanheceu com uma tarefa: limpar a cidade. E assim foi desde a madrugada até a manhã deste domingo (19). Durante a forte chuva que atingiu Sorocaba neste sábado (18), foram registrados pontos de alagamento, além de 18 ocorrências de queda de árvore, de acordo com a prefeitura, além da falta de energia em diversos bairros.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a chuva, que durou pouco mais de uma hora, registrou cerca de 44 mm. A média mensal histórica da cidade para o mês de abril é de cerca de 57 mm, o que significa que apenas a chuva de ontem representa cerca de 75% do esperado para o mês todo.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, “danos na rede elétrica foram registrados, com falta de energia em diversos bairros, incluindo o Terminal de Ônibus São Paulo e o Serviço Social do Comércio (Sesc), localizados na região central.”
Danos recorrentes
O Rio Sorocaba dá nome à cidade e corta o Centro. No sábado, voltou a transbordar. A rua Saliba Mota amanheceu com muito barro, ela que fica próxima dos bairros Além Ponte e Jardim Pelegrino. Moradores da região afirmaram que estão acostumados com as enchentes e com a água entrando em suas casas. Os prejuízos são recorrentes.
O senso de comunidade dessas pessoas chama atenção. Além da ajuda aos vizinhos da parte baixa da rua, que são mais atingidos pelas inundações, alguns voluntários passaram parte da noite avisando motoristas sobre a existência de um grande buraco, que estaria escondido pela água.
Na manhã deste domingo, o buraco realmente estava lá, além de muita lama. O local fica bem próximo ao rio e é facilmente atingido.
Além desse ponto, o sorocabano já está acostumado com as chuvas. Um morador da região norte da cidade afirmou que, a cada chuva, o local é tomado pela ansiedade e pelo medo, principalmente com o risco de quedas de árvores.
Outras pessoas registraram a perda de produtos que estavam na geladeira após a falta de energia.