Sorocaba está na rota dos roubos de ‘canetas emagrecedoras’ em SP
A média estadual é de 11 casos por dia, o que evidencia a escalada desse tipo de crime
Sorocaba está entre os municípios paulistas que concentram uma parcela significativa dos roubos das chamadas “canetas emagrecedoras”. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostram que a cidade integra um grupo de oito municípios responsáveis por 21% das ocorrências fora da capital ao longo de 2025.
O levantamento, que considera as nove maiores redes do varejo farmacêutico atuantes no estado, revela um prejuízo de R$ 68,97 milhões apenas no último ano. Ao todo, foram registradas 3.838 ocorrências, com o furto de 58.898 unidades desses medicamentos – utilizados principalmente no tratamento de diabetes e obesidade, mas que ganharam popularidade pelo uso associado à perda de peso.
A média estadual é de 11 roubos por dia, evidenciando a escalada desse tipo de crime. A capital paulista lidera com folga, concentrando 64% dos casos. Já no interior e litoral, além de Sorocaba, aparecem cidades como Campinas, Guarulhos, Osasco, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo e Guarujá, que juntas respondem por pouco mais de um quinto das ocorrências.
Segundo representantes do setor, o alto valor de mercado desses medicamentos, aliado à forte demanda, tem atraído a atuação de quadrilhas especializadas. Além do impacto financeiro para as redes de farmácias, há preocupação com o destino dos produtos roubados, que podem ser revendidos de forma irregular, sem controle sanitário.
Diante do avanço dos crimes, a Abrafarma criou, no segundo semestre de 2025, um grupo temático de segurança, reunindo 29 redes associadas. Essas empresas representam mais de 50% das vendas de medicamentos no país e somam mais de 11,5 mil lojas, com cerca de 1 bilhão de atendimentos por ano. A iniciativa marca uma mudança de postura do setor, que historicamente não tratava a segurança como uma prioridade estratégica.
O tema também foi levado ao governo estadual. No início desta semana, representantes da entidade se reuniram com a Secretaria de Segurança Pública para discutir medidas de enfrentamento e reforço na proteção de estabelecimentos farmacêuticos.
Em nota, a Secretaria informou que tem intensificado as ações em todo o estado, incluindo Sorocaba, com atuação integrada das polícias Civil e Militar no combate a roubos e furtos de medicamentos de alto custo. Desde o ano passado, aproximadamente 120 pessoas foram presas ou apreendidas, e mais de R$ 1,3 milhão em produtos foram recuperados.
A Polícia Militar também ampliou o policiamento preventivo em áreas consideradas estratégicas, com base em indicadores criminais, por meio de operações de saturação e patrulhamento direcionado.