Recapeamento trava trânsito em avenida de Sorocaba
Obras na ‘Carlos Reinaldo Mendes’ dividem opiniões entre motoristas e devem durar até 30 dias
As obras de recapeamento na avenida Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, têm impactado o trânsito na região e gerado diferentes percepções entre motoristas que utilizam o trecho diariamente. Enquanto parte dos condutores relata aumento no tempo de deslocamento, outros afirmam não ter sentido mudanças significativas na rotina.
Para alguns motoristas, a intervenção já reflete diretamente no tempo de viagem, principalmente nos horários de maior movimento. O influenciador Roger Oliveira Antunes, que passa pela região a trabalho, afirma que a lentidão aumentou com o início das obras. “Desde a hora que saí do acesso da avenida São Paulo até aqui, demorei cerca de 20 minutos”, relata. Segundo ele, a interdição parcial da via tem contribuído para o acúmulo de veículos.
Por outro lado, há quem não tenha percebido alterações relevantes no trânsito. O pintor Ivan Silva Nascimento Junior afirma que, ao trafegar pela avenida no início da manhã, por volta das 7h, o fluxo segue tranquilo. “Para mim, não está fazendo diferença, está bem tranquilo”, diz. Ele explica que utiliza a via fora dos horários de pico, o que pode influenciar sua percepção sobre o impacto das obras.
Problema antigo
A condição da via já era motivo de queixas entre motoristas. O aposentado Ezequiel Ximenes Alcântara observa que o asfalto apresentava irregularidades que prejudicavam a circulação. “Era ruim, o carro ficava vibrando muito, pulando”, afirma. Segundo ele, muitos condutores tentavam desviar de trechos mais danificados dentro da própria pista para evitar danos aos veículos.
A percepção sobre a necessidade da obra é compartilhada entre os entrevistados, que relataram a presença de buracos e falhas no asfalto antes das intervenções.
Mesmo enfrentando maior tempo de deslocamento, Roger acredita que o resultado será positivo. “Agora está atrapalhando um pouco, mas acho que vai melhorar bastante, porque o trânsito aqui é muito intenso.”
Interdição e monitoramento
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) de Sorocaba, o trecho da avenida está parcialmente interditado desde a quinta-feira (2) passada, com possibilidade de novas alterações viárias até a conclusão dos serviços, prevista para ocorrer em até 30 dias.
Já a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que o local conta com monitoramento periódico de agentes de trânsito, além de câmeras em tempo real. Ainda segundo a pasta, os trabalhos são realizados fora dos horários de pico, entre 9h e 16h, com o objetivo de minimizar os impactos no tráfego. (Da Redação)