Famílias trocam folia do Carnaval por natureza e sossego
Para muitos, feriado é chance de se desconectar da rotina e deixar agitação de lado
Enquanto milhões de brasileiros lotam avenidas e praias atrás de blocos e trios elétricos, algumas famílias escolhem um Carnaval diferente, no silêncio, cercadas pela natureza, com passeios ao ar livre e momentos de qualidade juntos. Chácaras, sítios e parques ecológicos viram refúgios para quem busca sossego, conexão com o meio ambiente e a companhia uns dos outros. Outros preferem encontros simples, com brincadeiras ao ar livre ou uma boa conversa.
Para muitos, o feriado é a chance de se desconectar da rotina agitada, deixando de lado a tecnologia e a aglomeração. O contato com a natureza fortalece um ambiente propício para relaxamento. Vitória Fogaça, 25 anos, mãe de três meninas, aproveitou o feriado para levar as filhas Marie Sophie, 6 anos, Alice Valentina, 6 e Ana Júlia, 3 a um parque. “Sempre que posso, levo as meninas para passeios ao ar livre. Aproveitei o feriado sem aula e passei a manhã com piquenique e brincadeiras, cercadas pela natureza. Elas adoram esses momentos”, conta Vitória.
No mesmo parque, Maria Machado, 73 anos, passadeira, Marileide Alves, 53, diarista, Maria Ivonilde Ribeiro, 53, Mariana Alves, 29, fotógrafa, e Noah Machado, cinco anos, também aproveitaram a manhã de segunda-feira de Carnaval. Para eles, o passeio foi uma pausa do dia a dia, com descanso e momentos em família, ar puro e uma boa conversa.
Lazer que vira terapia
A família Prates escolheu o Parque Maeda, em Itu, próximo a Sorocaba, para passar o sábado de Carnaval em contato com a natureza. Entre passeios e atividades, a pescaria se tornou a atração principal.
“Viemos ao parque para descansar e passamos um dia muito agradável, com opções para todas as idades. Um feriado longe da agitação, unidos. Pegamos gosto pela pescaria, virou terapia”, conta Juliana Oliveira Prates, 41 anos, psicóloga, acompanhada do filho Miguel, três anos, do marido Willian, 45, coordenador comercial, e da filha Ana Carolina, 16.
A enfermeira Aline de Carla, 37 anos, também aproveitou o parque com marido e filho. “Escolhemos o passeio pela tranquilidade e pela variedade de atividades. Andamos a cavalo, vimos o parque do alto no teleférico, experimentamos a pescaria, mas o que mais gostei foi conhecer e provar os morangos do parque. Foi, de todos os passeios, o meu preferido”, relata Aline.
Para essas famílias, o feriado foi uma pausa da agitação, marcada por contato com a natureza e atividades em família. Entre passeios, brincadeiras e momentos de descanso, encontraram no sossego uma alternativa ao Carnaval tradicional. (Gabrielle Camargo Pustiglione)