Polícia Civil-MS mira investigados em Sorocaba e Votorantim por fraude em fundações

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão: sete em Campo Grande, dois em Votorantim, um em Campinas e um em Sorocaba

Por Murilo Aguiar

O inquérito segue em andamento para apurar a extensão das condutas e o envolvimento dos suspeitos

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Sorocaba e Votorantim na manhã desta terça-feira (3) durante uma operação da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul que investiga um esquema criminoso ligado a obras de fundação predial. A apuração aponta prejuízo de cerca de R$ 5 milhões a uma incorporadora imobiliária.

A operação, denominada “Abalo Sísmico”, foi conduzida pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), com apoio de outras unidades da Polícia Civil. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão: sete em Campo Grande, dois em Votorantim, um em Campinas e um em Sorocaba.

Segundo a polícia, a investigação aponta para a atuação conjunta de engenheiros da empresa contratante, um almoxarife e responsáveis por empresas de transporte, perfuração de solo e instalação de fundações. Os investigados são suspeitos de envolvimento em crimes de furto qualificado mediante fraude e abuso de confiança, estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante as diligências, foram apreendidos cerca de R$ 700 mil em dinheiro em espécie na casa de um dos suspeitos, além de telefones celulares. Em outro endereço, os policiais localizaram uma arma de fogo calibre .22 e munições sem registro. O homem foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares aos investigados, que os proíbem de manter contato entre si e de deixar a comarca onde residem sem autorização judicial.

O inquérito segue em andamento para apurar a extensão das condutas e o envolvimento dos suspeitos.