Defesa Civil estadual alerta para risco de chuvas fortes e tempestades

A previsão é de pancadas de chuva e calor persistente

Por Da Redação

Chuva em Sorocaba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que entre esta segunda-feira (2) e terça-feira (3), a passagem de um sistema meteorológico próximo ao território paulista criará condições para chuvas mais persistentes, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados, atingindo diversas regiões do estado.

Os atuais modelos meteorológicos indicam acumulados significativos de chuva, que variam conforme a região. Para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o acumulado esperado é alto.

Previsão para a região

Mesmo com a previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo da semana, o calor deve permanecer na RMS.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Sorocaba, esta segunda-feira (2) terá temperaturas entre 21°C e 27°C. Na terça-feira (3), os termômetros variam de 22°C a 25°C. Já na quarta (4) e quinta-feira (5), a máxima chega a 27°C, com mínima de 21°C. Na sexta-feira (6), o calor aumenta um pouco, com previsão de 28°C de máxima e 22°C de mínima.

Em Votorantim, a segunda-feira começa com mínima de 19°C e máxima de 26°C. Na terça-feira, a variação fica entre 21°C e 24°C. De quarta a sexta-feira, as temperaturas devem permanecer estáveis, com mínimas em torno de 20°C e máximas de até 26°C.

Já em Araçoiaba da Serra, a segunda-feira apresenta mínima de 21°C e máxima de 27°C. Na terça-feira, os termômetros devem marcar entre 22°C e 25°C. Entre quarta e sexta-feira, a previsão indica temperaturas variando de 21°C a 28°C.

Recomendações à população

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas, não atravessar vias inundadas e buscar abrigo em local seguro durante temporais, mantendo distância de árvores, postes e estruturas metálicas.

Em áreas de encosta, é importante observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, nas paredes dos imóveis e inclinação de árvores ou postes. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.