Atendimento presencial segue em alta nas Casas do Cidadão

Por Cruzeiro do Sul

Serviços ocorrem de segunda a sexta-feira, com unidade móvel e horários estendidos no shopping

Sorocaba conta atualmente com oito unidades fixas da Casa do Cidadão Zeladoria, que oferecem à população diversos serviços públicos, facilitando o acesso a atendimentos relacionados a tributos, cadastro imobiliário e outras demandas municipais. Mesmo com a ampliação dos serviços on-line, a procura pelo atendimento presencial segue elevada, informa a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O atendimento digital, no entanto, tem contribuído para ampliar o acesso da população aos serviços, especialmente para pessoas que estão fora do município, permitindo inclusive a abertura de processos de forma remota.

Entre os serviços disponibilizados estão o parcelamento e a negociação de débitos, a emissão de segunda via de carnês e boletos do IPTU e da Taxa de Fiscalização, Funcionamento, Instalação e Publicidade (TFIFP), alteração cadastral de imóveis, pedidos de isenção de IPTU, emissão de certidão negativa de débitos, além de solicitações como corte e poda de árvores e transporte de pacientes para tratamento em diversas cidades, entre outros atendimentos.

Para o atendimento presencial, é necessário realizar agendamento prévio, que pode ser feito pelo site casacidadao.pro-sorocaba.com ou pelo aplicativo Casa do Cidadão Sorocaba. Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida garante mais organização e agilidade no atendimento.

Atualmente, os serviços mais procurados nas unidades são a alteração cadastral de imóveis, a negociação de débitos de IPTU e ISS e os pedidos de isenção de IPTU. De acordo com a Sefaz, a demanda pelos atendimentos presenciais permanece alta, com grande parte dos horários das unidades fixas ocupados diariamente.

Entre os usuários entrevistados, a principal procura é pela regularização de débitos de IPTU, emissão de certidões e solicitação de poda de árvores. O aposentado João Carlos Oliveira, de 60 anos, buscou o serviço de poda e agora aguarda os próximos passos para a realização do atendimento. Já a comerciante Juliana Alves, procurou a unidade para negociar débitos de IPTU e afirmou não ter encontrado dificuldades no processo. “Agendei o atendimento, levei todos os documentos e consegui fazer a negociação”, relatou.

As oito unidades fixas da Casa do Cidadão Zeladoria estão localizadas no Paço Municipal, Ipanema, Itavuvu, Éden, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Nogueira Padilha e no Pátio Cianê Shopping. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h — no Pátio Cianê, das 10h às 19h. O município também conta com uma unidade móvel, que percorre diferentes regiões da cidade e realiza atendimentos sem necessidade de agendamento. (Da Redação)