Sorocabano de 15 anos conquista título europeu de jiu-jítsu em Portugal

Rai Leonardo Gambary Bertolazo vence o absoluto da IBJJF em Lisboa e ainda garante o vice-campeonato no peso leve em sua estreia internacional como faixa azul

Por Da Redação

Com apenas 15 anos, Rai Leonardo Gambary Bertolazo, nascido em Sorocaba, escreveu seu nome na história do jiu-jítsu internacional ao conquistar o título europeu absoluto pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

Com apenas 15 anos, Rai Leonardo Gambary Bertolazo, nascido em Sorocaba, escreveu seu nome na história do jiu-jítsu internacional ao conquistar o título europeu absoluto pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). A competição foi realizada em Lisboa, Portugal, entre 15 e 24 de janeiro.

Além do ouro no absoluto -- categoria que reúne competidores de todos os pesos -- o sorocabano também ficou com o vice-campeonato na categoria peso leve (até 64 quilos), em sua primeira grande competição internacional como faixa azul. Na categoria peso leve, foram 22 atletas de diversas nacionalidades. Já no absoluto, o sorocabano enfrentou os primeiros, segundos e terceiros colocados de todas as divisões de peso, do galo ao leve.

Segundo o atleta, a experiência foi intensa desde o início. “Foi muito legal e desafiador, pois é a primeira competição importante para todos os juvenis do mundo”, comenta.

A preparação para o Campeonato Europeu exigiu superação já nos bastidores. Rai chegou a Lisboa apenas um dia antes da competição, após dois voos longos, o que dificultou o processo de bater o peso. “Retive um pouco de líquido, mas, com a dieta que vinha fazendo e o treino que fiz assim que cheguei, consegui bater o peso e me senti bem para performar”, conta.

Na categoria peso leve, ele esteve próximo do título, mas um erro na final acabou custando o ouro. Ainda assim, o aprendizado serviu como combustível para a disputa seguinte. “Fui para o absoluto com a obrigação de ser campeão, e consegui trazer esse ouro”, destaca.

Mesmo jovem, o atleta ressalta que o nível da competição exige maturidade. “Ali estão todos os melhores faixas azuis do mundo. Todos querem ser campeões do Grand Slam. Não tem ninguém que pratica por lifestyle; todos dedicam a vida para isso.”

A paixão pelo esporte

A relação com as artes marciais começou cedo. Aos dois anos de idade, Rai já praticava kung-fu e kickboxing, incentivado pelo pai. Aos oito anos, conheceu o jiu-jítsu e rapidamente se destacou. “Fiz uma aula experimental, gostei, e meses depois lutei um campeonato em Sarapuí. Fiz quatro lutas e ganhei todas. Ali fui gostando cada vez mais”, lembra.

Entre os títulos mais importantes da carreira, além do Europeu, estão os resultados no Pan Kids, considerado o Mundial das categorias infantis. O sorocabano soma quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na competição.

Olhos no Grand Slam

O grande objetivo da temporada é ambicioso: conquistar o Grand Slam da IBJJF, que reúne quatro das principais competições do mundo: Europeu, Pan-Americano, Brasileiro e Mundial. “Quero lutar o máximo de competições possíveis entre elas, treinar bastante e continuar evoluindo como atleta e também como coach dos meus alunos”, conclui. (Lavínia Carvalho)