BOS amplia atendimento oftalmológico do SUS

Por Cruzeiro do Sul

Hospital vai ofertar 102 mil vagas extras com consultas, cirurgias e atendimentos noturnos



O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) anunciou uma expansão significativa no atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de 2026, a instituição oferecerá 102 mil vagas adicionais para consultas, triagens e procedimentos cirúrgicos, com o objetivo de reduzir as filas de espera que ainda persistem na região e em municípios vizinhos.

Atualmente, o BOS realiza cerca de 40 mil atendimentos por mês, sendo um dos principais centros especializados no País. O superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, explicou que a ampliação é fruto de um planejamento iniciado em 2025, com ajustes operacionais e reforço no repasse de recursos do SUS, que possibilitaram a reorganização da agenda e a expansão da capacidade assistencial.

“Essa ampliação só foi possível graças ao aumento no repasse de recursos do SUS, previsto no nosso plano operativo. Esse reajuste começou de forma inicial em 2025, pois uma expansão desse porte exige adequações estruturais e de equipe, que não acontecem de forma imediata”, afirmou Vidal de Souza.

Demanda ocular em alta no SUS

A oftalmologia figura entre as especialidades com maior procura no SUS. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram que, só para transplante de córnea, mais de 31 mil pacientes estavam na fila de espera no Brasil até julho de 2025, com São Paulo concentrando cerca de 21% desse total, um reflexo do envelhecimento populacional e dos casos de doenças degenerativas da córnea.

Além disso, o acesso a consultas oftalmológicas pelo SUS ainda enfrenta desafios: a espera média por uma consulta já chegou a ser de 83 dias, com cirurgias como a de catarata chegando a tempos médios ainda maiores.

Para dar suporte a esse incremento de atendimentos, o BOS investe na expansão de sua estrutura física e tecnológica. Oito novas salas cirúrgicas serão entregues no segundo semestre de 2026, como parte de um investimento de mais de R$ 20 milhões, garantindo maior capacidade para realizar procedimentos complexos, inclusive cirurgias a laser.

Enquanto a nova estrutura não está totalmente disponível, a instituição adotou medidas para agilizar o fluxo de pacientes com atendimentos em horários estendidos e período noturno, além de consultas, triagens e procedimentos também aos finais de semana.

Segundo a diretora técnica do hospital, Dra. Natália Amorim, essas estratégias já estão em vigor para evitar atrasos no atendimento dos casos mais urgentes.

Outro pilar para viabilizar o projeto são as emendas parlamentares destinadas à instituição, que permitiram a criação de uma estrutura paralela de atendimento e ampliaram ainda mais a oferta de serviços pelo SUS. O cronograma de ampliação começou no dia 19 de janeiro de 2026 e será implementado ao longo do ano, com o objetivo de não apenas reduzir a fila de espera, mas também ampliar o acesso de novos pacientes ao sistema público de saúde.

“Esse é um passo fundamental para melhorar o acesso à oftalmologia, ampliar o número de cirurgias, consultas e garantir mais qualidade de vida para a população”, concluiu Edil Vidal de Souza. (Caroline Mendes)