Na Vila Haro, terreno abandonado favorece aparecimento de escorpiões
Área verde, mato alto e entulho formam uma combinação propícia para o abrigo e a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões. Na Vila Haro, zona leste de Sorocaba, moradores enfrentam dificuldades com o aparecimento desses animais dentro das residências. O problema estaria relacionado ao terreno onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico Teixeira Lima. Atualmente, restam apenas a base de vigas e grande quantidade de entulho. O cenário, somado à presença de um córrego nos fundos da área, representa risco à população.
Moradores das proximidades relatam que, nos últimos meses, houve aumento significativo no aparecimento de escorpiões dentro das casas. Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, afirma que os animais estão se espalhando cada vez mais. “Todas as casas que fazem fundo com o hospital e o córrego estão encontrando escorpiões. Hoje foi achado um escorpião na casa do outro lado da rua, que nem faz fundo com o córrego. Precisamos de ajuda”, relata.
Outra moradora, que também pediu para não ser identificada, conta que o medo faz parte da rotina. “Quase sempre achamos escorpiões. Compramos venenos, passamos em todo lugar e encontramos eles mortos. Tenho duas crianças pequenas, dá muito medo”, compartilha. Segundo ela, os animais aparecem em diferentes tamanhos. “Tem bastante filhote e os grandes aparecem também.”
O problema preocupa toda a vizinhança. “Estamos sofrendo muito com o aparecimento de escorpiões. Encontrei um no meu quarto. Meus pais são idosos e correm risco de vida”, conta outra moradora.
O que diz a prefeitura?
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o terreno onde os escorpiões estão aparecendo é de propriedade particular. No entanto, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) enviará uma equipe técnica do setor de Fiscalização de Posturas ao local para verificar a situação e notificar os proprietários, que deverão providenciar a limpeza e a conservação da área. Caso a notificação não seja atendida, o proprietário poderá ser multado.
Aos moradores, a prefeitura alega que uma equipe da Zoonoses será enviada para realizar orientações e tomar as providências necessárias em relação ao aparecimento de escorpiões, insetos ou outros animais. A administração municipal orienta ainda que denúncias ou solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (15) 99129-2426, com o envio de mensagens, fotos ou vídeos.