Sorocaba registra primeiro caso de raiva em morcego em 2026

Caso foi confirmado após análise laboratorial; equipe de Zoonoses realizou bloqueio sanitário na zona oeste da cidade

Por Cruzeiro do Sul

Município reforça orientação à população e checa vacinação de cães e gatos após confirmação do caso

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou, ontem (20), o primeiro caso positivo de raiva em morcego registrado neste ano no município. O animal foi encontrado no Jardim Tropical, na zona oeste da cidade, na quarta-feira (14), e o diagnóstico foi confirmado após análise laboratorial.

Depois a confirmação, a equipe da Zoonoses iniciou ações de bloqueio sanitário na região. Os trabalhos incluem visitas a imóveis localizados em um raio de 500 metros do ponto onde o morcego foi localizado, com orientações aos moradores sobre os hábitos da espécie, os riscos da doença e os procedimentos corretos em caso de contato com animais em situação anormal.

Durante as visitas, os agentes também verificam a existência de possíveis abrigos de morcegos nos imóveis e realizam busca ativa para identificar eventual contato do animal infectado com cães, gatos ou pessoas. A situação vacinal dos animais domésticos da área também é checada.

Segundo a Secretaria da Saúde, não há risco imediato para a população. As ações fazem parte de medidas preventivas para evitar a transmissão do vírus da raiva. Nos casos em que é constatado contato de animais domésticos com morcegos, a Zoonoses providencia o reforço da vacinação. Quando há registro de contato humano, a pessoa é encaminhada para avaliação médica e, se necessário, atendimento antirrábico, conforme os protocolos de saúde.

A SES reforça ainda a importância de manter a vacinação periódica de cães e gatos em dia em todo o município, destacando que a imunização é a principal forma de prevenção contra a raiva. (Da Redação)