IPTU 2026 de Votorantim tem reajuste e já pode ser consultado

Por Cruzeiro do Sul

Documento pode ser acessado pela internet e reúne valores, prazos e formas de pagamento

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 já estão disponíveis para consulta digital em Votorantim. No entanto, o índice utilizado para o reajuste do tributo não foi detalhado pela prefeitura no material oficial divulgado. Informações extraoficiais indicam que os valores podem ter sido atualizados com base no IPCA acumulado até outubro de 2025, que fechou em 4,68%. O Cruzeiro do Sul aguarda posicionamento da administração municipal sobre o critério adotado.

A versão digital dos carnês pode ser acessada no site da Secretaria de Finanças (www.sefvotorantim. sp.gov.br). Já a entrega dos talões impressos pelos Correios está prevista para a segunda quinzena do mês.

O vencimento para pagamento em parcela única ocorre em 20 de março de 2026, com desconto.

Contribuintes com situação fiscal regular — sem débitos e com cadastro atualizado até 31 de dezembro de 2025 — podem obter desconto de 10% no pagamento à vista em parcela única. Ainda segundo o regulamento, quem optar pelo parcelamento do IPTU terá abatimento de 8%, desde que mantenha a regularidade fiscal.

Segundo a Secretaria de Finanças, foram emitidos 50.099 carnês de IPTU neste ano. Os descontos previstos já constam nos documentos e são válidos para apenas um imóvel cadastrado em nome do contribuinte.

O pagamento pode ser realizado nos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, por meio dos canais digitais, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários. O atendimento em guichê é exclusivo da Caixa. Também é possível efetuar o pagamento via Pix, por meio de QR Code gerado no site da Secretaria de Finanças.

(Murilo Aguiar)