Segundo Corujão da Saúde deve ampliar procedimentos

Segundo informações da Secretaria da Saúde, na primeira fase, o programa realizou 35.371 procedimentos

Por Cruzeiro do Sul

Entre os serviços ofertados estiveram exames de mamografia, audiometria, ultrassonografia (USG) geral e Doppler, além de ecocardiograma

O programa Corujão da Saúde, iniciado em julho de 2025 em Sorocaba com o objetivo de reduzir a fila de exames, consultas e procedimentos na rede pública, entra em sua segunda etapa com a ampliação da oferta de atendimentos.

Segundo informações enviadas pela Secretaria da Saúde, na primeira fase, o programa realizou 35.371 procedimentos para pacientes que estavam na demanda municipal. Entre os serviços ofertados estiveram exames de mamografia, audiometria, ultrassonografia (USG) geral e Doppler, além de ecocardiograma.

Também foram realizadas cirurgias urológicas, ginecológicas, de aparelho digestivo (como colecistectomia e correção de hérnia), cirurgia de varizes e laqueadura.

Os atendimentos ocorreram no período das 7h às 22h, por meio da Prefeitura de Sorocaba, via Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Santa Casa de Misericórdia, Amhemed, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas), Top Imagem e a Policlínica Municipal.

“Foi mais um importante passo dado pela Prefeitura no objetivo de atender a população e dar sequência aos atendimentos de saúde que estavam represados. Para a segunda etapa, buscaremos ainda mais modalidades de parcerias para dar andamento no programa”, destaca o secretário da Saúde, Dr. João Pedro Arruda Fraletti Miguel.

Informações de outubro de 2025 indicaram que, dentre os principais atendimentos, estavam triagem visual, mamografia, cirurgia urológica, cirurgia ginecológica, cirurgia de aparelho digestivo (colecistectomia e hérnia) audiometria adulto e infantil, USG Doppler e geral, cirurgia de varizes, ecocardiograma e laqueadura. A Santa Casa de Sorocaba e instituições como a Policlínica, Amhemed e Top Imagem participaram da iniciativa na época. (Da Redação)