Saae conclui manutenção nas bacias do Campolim

Por Cruzeiro do Sul

Na ação ocorreram retirada dos resíduos na primeira das três bacias no Parque Carlos Alberto de Souza, ao longo da avenida Domingos Júlio

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu no fim de semana a limpeza e manutenção preventiva das Bacias de Contenção do Campolim, na zona sul da cidade. O objetivo é que o sistema permaneça preservado e em plenas condições de funcionamento nos períodos de chuvas intensas, além de evitar a proliferação das plantas que podem prejudicar a vida aquática e retomar o seu visual de origem.

O serviço, que teve início no final de dezembro, foi executado por equipes de servidores da autarquia. Na ação, foram mobilizadas duas equipes, retroescavadeira e caminhão para a retirada dos resíduos na primeira das três bacias no Parque “Carlos Alberto de Souza”, ao longo da Avenida Domingos Júlio.

Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, fizeram a roçagem das encostas no entorno e recolheram árvores caídas devido às chuvas e vendavais do fim de ano. A vegetação removida foi descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.

Antes, durante os meses de agosto, setembro e novembro, equipes do Saae realizaram, tanto na primeira como na segunda bacia, os trabalhos de escavação, retirada dos resíduos e bancos de areia, com uso de escavadeira hidráulica e de caminhões para o transporte dos sedimentos, além da roçagem do entorno e troca das grades da caixa despejo.

Implantado pela autarquia no final dos anos 1990, o sistema de contenção e drenagem de águas de chuva eliminou os alagamentos que, até então, eram registrados na região do Campolim.

Os serviços no Campolim seguem programação pré-definida pelo Saae, que engloba a manutenção preventiva de todos os córregos e Bacias de Contenção do município. (Da Redação)