Parques de Sorocaba oferecem cursos de férias gratuitos

Atividades serão realizadas no Zoológico Municipal ’Quinzinho de Barros’, Biquinha, Água Vermelha ’João Câncio Pereira’ e Jardim Botânico ’Irmãos Villas-Bôas’

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Atividades serão realizadas no Zoológico Municipal ’Quinzinho de Barros’, Biquinha, Água Vermelha ’João Câncio Pereira’ e Jardim Botânico ’Irmãos Villas-Bôas’

Quatro parques de Sorocaba terão programação gratuita de férias no mês de janeiro e fevereiro de 2026. O Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros‘, Biquinha, Água Vermelha ‘João Câncio Pereira‘ e Jardim Botânico ‘Irmãos Villas-Bôas‘. As vagas são limitadas com inscrições pelo site da Prefeitura de Sorocaba até 5 de janeiro.

As atividades têm como objetivo aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes sobre meio ambiente, além de promover a conexão dos participantes com a natureza e o lazer ao ar livre.

Parque da Biquinha

Crianças de 6 a 10 anos poderão participar do curso de férias Eco-Biquinha, de 14 a 17 de janeiro e com o tema “Entre folhas e pegadas: (re)descobrindo o Parque da Biquinha”. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) que promove as atividades o intuito é dar a oportunidade aos participantes vivenciarem experiências educativas e lúdicas em contato direto com a natureza, finalizando com uma manhã de atividades e confraternização.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, o Eco-Biquinha ocorrerá das 8h30 às 12h30. No dia 16 de janeiro, a programação será das 18h30 às 22h30. Já no dia 17 de janeiro (sábado), as atividades ocorrerão das 9h às 12h, com a participação também das famílias.

Com foco em divulgar a importância do parque, o curso ressalta a necessidade das áreas verdes urbanas, que servem como refúgios para a biodiversidade do nosso município. Por meio de trilhas guiadas, oficinas temáticas, jogos cooperativos e atividades sensoriais, os participantes poderão aprender sobre as espécies nativas, preservação ambiental e a história do Parque da Biquinha, que celebrará 50 anos de existência no dia 5 de novembro de 2026.

Dentre as ações, destaca-se a oficina artística com as pedagogas Jussara Person e Soraia Uno, autoras dos livros infantis da coleção “Bichos Brincalhões do Brasil”, homenageadas com o Prêmio Baobá 2025 pelo seu trabalho na literatura infantil. O curso também incluirá aventura noturna no parque, onde os participantes vão vivenciar uma atmosfera única em meio à natureza, despertando a curiosidade.

A programação também contará com tarefa social de arrecadação de 1 kg de ração de gato (pacote lacrado), que será destinado a ONGs que resgatam animais abandonados, cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.

Os eventos no Parque da Biquinha serão disponibilizadas 40 vagas e a participação é gratuita. O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, zona sul de Sorocaba.

Parque da Água Vermelha

De 20 a 23 de janeiro, das 8h às 12h30, a Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Flona Ipanema, Sesc Sorocaba e BRT Sorocaba, realizará o curso de férias Aquagito, com o tema “Pokémons da Floresta”, voltado a crianças de 7 a 11 anos, no Parque da Água Vermelha.

Durante os quatro dias de curso, os participantes vão conhecer sobre os personagens do Pokémons, que possuem características inspiradas nos animais e nos diferentes elementos da natureza, aliando as questões de conservação que comprometem os animais e seus ambientes, como as queimadas, o desperdício de água, a contaminação de água e do solo, entre outros, destacando a importância do equilíbrio ambiental para manutenção do clima e microclima local.

O objetivo é proporcionar vivências de conexão com a natureza, de forma lúdica e interativa, por meio de oficinas de plantio/recuperação de áreas verdes da cidade, bate-papo com os bombeiros, jogos, trilhas e brincadeiras. Para essas atividades são oferecidas 40 vagas e a participação é gratuita. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa, zona sul da cidade.

Zoológico Municipal

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, acontece de 28 a 31 de janeiro, o “AnimaZoo ­ One Piece: em busca do grande tesouro”. A programação tem como proposta unir a paixão por animes, animais e conservação ambiental. A atividade é voltada para crianças e adolescentes de 11 a 15 anos e o objetivo principal do curso de férias é sensibilizar os jovens sobre o impacto de suas ações para a conservação animal.

A iniciativa transformará o Zoo em um pedaço da Grand Line, em que os participantes descobrirão os “superpoderes” (adaptações biológicas) dos animais, inspirados nas famosas Akuma no Mi (Frutas do Diabo), do anime japonês.

Durante as atividades de férias, os participantes não apenas conhecerão os animais, mas também vão desenvolver suas próprias bandeiras piratas em uma oficina de grafite, promovida em parceria com o Sesc Sorocaba, e participarão de jogos que vão estimular o trabalho em equipe.

O clímax da aventura será no sábado (31 de janeiro), com o Grande Jogo, que levará os piratas à busca pelo Tesouro One Piece. Para encontrá-lo, cada grupo deverá usar a estratégia e o conhecimento adquirido durante as atividades anteriores e decifrar as pistas que levam ao One Piece do Zoológico.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, a programação ocorrerá das 13h às 17h. No dia 30, os participantes serão divididos em grupos para participar da oficina de grafite. Uma parte realizará a atividade pela manhã, das 9h às 12h, e a outra, à tarde, das 14h às 17h e no dia 31 de janeiro acontece a Caça ao One Piece, das 13h às 17h. Para as atividades do Zoo serão oferecidas 40 vagas e a participação é gratuita. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, zona leste da cidade.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico vai oferecer a programação “Férias no Jardim: O mundo dos polinizadores!”. As ações acontecem nos dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e é voltada a crianças de 7 a 9 anos. Os participantes vão explorar o universo dos polinizadores, como borboletas, beija-flores, morcegos, e abelhas, e entender a sua importância para a conservação ambiental. O curso oferecerá oficinas, trilhas e atividades práticas que aproximam os participantes da natureza e reforçam a relevância desses animais para os ecossistemas. Serão 20 vagas. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, zona norte da cidade. (Da redação)