Um ano após inauguração, Parque da Cachoeira da Chave sofre com abandono

Falta de manutenção, banheiros fechados, lixo acumulado e problemas de segurança marcaram o feriado de Natal no local

Por Vernihu Oswaldo

Moradores do entorno relatam caos no trânsito, insegurança e ausência do poder público, enquanto visitantes reclamam da estrutura precária do parque

Um ano após sua inauguração oficial, o Parque Natural da Cachoeira da Chave, em Votorantim, segue sem manutenção adequada. No feriado de Natal, em 25 de dezembro, cerca de 300 visitantes chegaram a ocupar o espaço de forma simultânea. A estimativa de moradores é que mais de mil pessoas tenham passado pelo local ao longo do dia, mas encontraram banheiros trancados, lixeiras transbordando e mato alto nas áreas de convivência.

Além dos problemas dentro do parque, moradores do entorno reclamam de carros estacionados irregularmente, que bloqueiam a rua, e da falta de segurança. Durante a tarde, agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal realizaram uma operação para autuar veículos estacionados de forma irregular nas proximidades do parque. Pelo menos um carro foi guinchado.

Moradores da região afirmam que, em dias de grande movimento, os turistas causam diversos transtornos. Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou: “Somos prisioneiros na nossa própria casa. As pessoas estacionam de qualquer jeito e não conseguimos sair daqui”. No fim da rua, alguns veículos permaneciam estacionados de forma a obstruir completamente a via.

Outro morador também criticou a situação. “Eles [os visitantes] deixam tudo espalhado: lixo, bebidas, drogas. A prefeitura anterior já não fazia manutenção, nem a atual. A polícia só vem quando chamamos”, reclama. A Polícia Militar informou que, na quinta-feira (25), realizava uma operação administrativa de rotina, com foco especial na autuação de veículos estacionados em local proibido.

Dentro do parque, visitantes também se queixavam da falta de segurança e, principalmente, da ausência de banheiros em funcionamento. Apesar de existirem estruturas no local, elas permanecem trancadas na maior parte do tempo. Próximo à cachoeira, onde havia maior concentração de pessoas, também era visível o acúmulo de lixo e o mato alto. Algumas lixeiras espalhadas pelo parque estavam lotadas, com resíduos acumulados ao redor do mobiliário urbano.

Um banhista, que também preferiu não se identificar, lamentou a situação. “Aqui é um dos lugares mais bonitos de Votorantim. Venho desde criança, mas dá tristeza ver como está. Eu ainda venho, mas tenho medo. Não trago meus netos e não indico para ninguém”, diz. Algumas pessoas também reclamaram do som alto vindo de caixas de som levadas por outros visitantes.

A Prefeitura de Votorantim foi procurada para comentar as reclamações, mas não manifestou. O espaço segue aberto

A cachoeira

O Parque Natural da Cachoeira Vereador José Fortunato Viana foi inaugurado em 19 de dezembro de 2024. Antes disso, o local já era muito frequentado por moradores de Votorantim e turistas de cidades da região. Situado às margens do rio Sorocaba, o espaço serviu de inspiração para o nome da cidade: Votorantim, que, em tupi-guarani, significa “cascata branca”.