Votorantim celebra história, cultura e desenvolvimento nos 62 anos de emancipação
Votorantim celebra, amanhã (8), os 62 anos de emancipação político-administrativa, uma história marcada por raízes indígenas, desenvolvimento industrial, tradições culturais fortes e, sobretudo, pela identidade de um povo que viu a cidade crescer sem perder a tranquilidade que tanto a define. Para marcar a data, o município terá desfile comemorativo e atividades especiais ao longo do domingo, reunindo moradores em um momento de memória e celebração. No dia também ocorre a celebração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
O evento, denominado “Votorantim de todas as cores”, abordará como a cultura afro-brasileira chegou até a cidade. O evento terá início às 17 horas, na avenida 31 de Março, com concentração na avenida Moacir Oséias Guiti e dispersão na praça Lecy de Campos, perto da rua Acácio Miller.
Segundo a Prefeitura de Votorantim, estão confirmadas as presenças de bandas marciais, fanfarras, grupos de escoteiros, forças de segurança, além de integrantes de programas municipais desenvolvidos pelas secretarias de Cidadania e Geração de Renda, Esportes, Cultura e Educação. Alunos das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também participarão da celebração, reforçando o caráter histórico, social e cultural do evento. Um desfile de carros antigos marcará o encerramento das festividades.
Para muitos moradores, Votorantim é sinônimo de acolhimento e tranquilidade. A aposentada Vanilda Leme conta que viveu toda a sua vida na cidade. “É uma cidade pacata, simples, humilde. Eu gosto da tranquilidade, aqui nasci, me criei, casei e criei meus filhos aqui. É uma cidade gostosa.”
Já o aposentado Denis Lima, que vive há mais de 50 anos em Votorantim, destaca o desenvolvimento “Mudou bastante coisa. A cidade cresceu, a pavimentação melhorou muito. Teve bastante melhora, não posso negar.”
Nelinho Silva, paranaense que mudou-se há quatro décadas no município, destaca a receptividade local “Desde que eu vim pra cá fui bem acolhido. A cidade aumentou bastante, melhorou muita coisa. Sou paranaense, mas digo que sou daqui de Votorantim.”
Sobre a emancipação
O movimento emancipacionista ganhou força na década de 1960, quando o distrito já contava com cerca de 15 mil habitantes e a população buscava maior representatividade política e administrativa. Em 1º de dezembro de 1963, foi realizado o plebiscito que consolidou o “sim” ao desmembramento de Sorocaba. Mais de 70% dos votantes aprovaram o desmembramento. A instalação oficial do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando o início da história administrativa de Votorantim. (Caroline Mendes)