Jornal Cruzeiro do Sul é homenageado pela ANJ ao lado de jornais centenários

Com 122 anos de história, o jornal acompanha Sorocaba, os municípios da RMS, o Brasil e o mundo

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Hélio Sola Aro: "Nós do jornal Cruzeiro do Sul ficamos envaidecidos e agradecidos por essa homenagem da ANJ Associação Nacional dos Jornais. Estar ao lado de mais 12 jornais centenários do Brasil é uma honra para o jornal."

O jornal Cruzeiro do Sul foi um dos veículos da imprensa homenageados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) nesta quinta-feira (4), em São Paulo, durante a cerimônia que celebrou a contribuição histórica de 13 jornais centenários associados à entidade. Com seus 122 anos de história, a reverência ao Cruzeiro ocorreu durante a cerimônia do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo.

Ao longo de 122 anos, o Cruzeiro do Sul acompanhou o cotidiano da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 27 municípios (Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Itu, Itapetininga, Votorantim, Salto, Alambari, Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tatuí, Tietê), e também do Brasil e do mundo.

“Nós do jornal Cruzeiro do Sul ficamos envaidecidos e agradecidos por essa homenagem da ANJ Associação Nacional dos Jornais. Estar ao lado de mais 12 jornais centenários do Brasil é uma honra para o jornal Cruzeiro do Sul. Ficamos muito felizes por essa lembrança e por essa homenagem. Essa homenagem é da família jornal Cruzeiro do Sul, um prêmio dividido com todos”, enfatizou o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, Hélio Sola Aro, ao lado de Laelso Rodrigues, um dos instituidores da FUA.

"Os jornais centenários são guardiões da história do País”, destacou Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ. "Com enorme facilidade e baixo custo, grupos mal-intencionados têm utilizado a IA para distorcer fatos, criar ilusões quase reais e gerar incerteza", disse Francisco Mesquita Neto, presidente do Conselho de Liberdade de Imprensa da ANJ.

"Celebrar nossos jornais centenários é celebrar a credibilidade, decisiva para o aprimoramento da democracia e do desenvolvimento sustentado", comentou. "Um jornal é um ser vivo, e chegar aos 100 anos significa ter cumprido a missão de informar, formar opinião e difundir cultura. Temos muito a celebrar", disse, Francisco Mesquita Neto ao enfatizar que o jornalismo é o grande antídoto à desinformação e pilar da democracia.

Um dos presentes era o ex-presidente da ANJ, Carlos Fernando Lindenberg Neto, atual presidente do Conselho Editorial da Rede Gazeta no Espírito Santo, que fez a entrega da homenagem ao Cruzeiro do Sul.

Os 13 jornais centenários associados à ANJ homenageados foram:

- O Estado de São Paulo (com 150 anos),
- A Tribuna (Santos, de 131 anos),
- Correio do Povo (Porto Alegre, com 130 anos),
- Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba, com 122 anos),
- Jornal do Commercio (Manaus), com 121 anos,
- A Cidade On (Ribeirão Preto, com 120 anos),
- A Tarde (Salvador, com 113 anos),
- Monitor Mercantil (RJ), de 113 anos,
- Gazeta do Povo (Curitiba, com 106 anos),
- Jornal do Commercio (Recife, de 106 anos),
- Folha de S. Paulo, com 104 anos),
- A Notícia (Joinville, de 102 anos),
- O Globo (Rio de Janeiro, com 100 anos).

Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025

A programação teve também a cerimônia de entrega do Prêmio ANJ ao Instituto Palavra Aberta, referência na defesa da liberdade de imprensa e da educação midiática. Criado em 2010, o instituto completa 15 anos em 2025 e foi reconhecido pelo trabalho de combate à desinformação e formação de cidadãos críticos.


Encerrando o evento, o painel “IA e o futuro do jornalismo” reuniu executivos de grandes redações para discutir os impactos da inteligência artificial no setor e os desafios para manter a integridade da informação em tempos de transformação tecnológica.