Região tem sete municípios integrados ao sistema Muralha Paulista

Por Cruzeiro do Sul

Sorocaba tem mais seis municípios em fases de teste no Muralha Paulista

A região de Sorocaba conta com sete municípios participando do Muralha Paulista, de acordo com o governo do Estado de São Paulo. Lançada em setembro, a plataforma é uma iniciativa de segurança pública que busca controlar a criminalidade, integrando bancos de dados e sistemas de videomonitoramento existentes nos municípios e órgãos públicos.

Os municípios que participam do Muralha Paulista são Angatuba, Boituva, Cesário Lange, Ibiúna, Porto Feliz, Tatuí e Sorocaba, que teve a integração finalizada no mês de agosto, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O sistema está presente em 598 municípios, com 78 totalmente integrados e mais de 38 mil câmeras conectadas.

Atualmente, 61% da população paulista está coberta pelo Muralha, e a intenção é que o sistema esteja presente em 100% do território paulista no menor prazo possível.

Como funciona o Muralha Paulista

As câmeras do governo e de municípios estão conectadas à base de dados da Secretaria de Segurança, o que facilita a identificação de pessoas foragidas da Justiça e veículos que tenham registros de furto ou roubo. Equipamentos instalados em casas, condomínios ou empresas também podem contribuir com a iniciativa, fornecendo as imagens que serão analisadas por inteligência artificial. (Layla de Oliveira)