Área verde no Três Meninos pode virar parque florestal
Objetivo é transformar local no Parque Natural "Floresta Cultural Aziz Ab’Saber"
De um lado, casas. Do outro, uma extensa área verde. Na calçada, um grande lagarto, vivendo também na sua casa, a natureza. O local é uma área verde vasta no bairro Três Meninos, zona leste de Sorocaba, e que foi pauta de uma audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba, na segunda-feira (20). A intenção é tranformar o local no Parque Natural “Floresta Cultural Aziz Ab’Saber” para a conservação permanente da natureza.
O local é de extrema importância, como ressalta a bióloga e professora, Silvia Beatriz de Souza, de 57 anos. “Essa área é uma das poucas remanescentes dentro da cidade de Sorocaba, do bioma Mata Atlântica, e também com características de ter uma área de transição do cerrado. Então, geralmente lugares assim, que a gente chama de ecótono, têm uma grande biodiversidade. E isso já está registrado, pelo menos do ponto de vista da biodiversidade de aves. São 177 espécies, até o momento, registradas na área”, explica.
A bióloga aborda também os benefícios da proteção das nascentes, importante para as próximas gerações e a retenção de carbono, que auxilia nos efeitos das mudanças climáticas. Além de ofertar um espaço de bem-estar e contato das pessoas com a natureza.
A autora do projeto do parque é a vereadora Iara Bernardi (PT). Segundo a parlamentar, são poucas as áreas protegidas na cidade. O protocolo da audiência pública, de acordo com ela, é um dos passos importantes para a criação do Parque. Os próximos passos são a discussão e votação em plenário, além da inserção na Lei Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
Enchentes e drenagem
Outro ponto levantado por Silvia é a questão de enchentes. A floresta auxilia na drenagem da água, e por estar em uma região de morro, a supressão da natureza pode gerar outros problemas. “Existe essa questão de que pode ocorrer enchente se houver supressão da mata”, conta.
Os moradores da região são a favor da preservação e conservação da área. O motorista Rogério Alexandre, de 58 anos, afirma que uma melhor utilização do espaço seria muito bom para a população, mas principalmente para a vizinhança, porque o espaço precisa de manutenção para a segurança do moradores do bairro. “Eu acho bom, se fizesse algo como na pracinha aqui próximo, seria ótimo. Nos últimos tempos nós andamos limpando aqui, o mato cresceu, ficou alto.” (Thaís Verderamis)