Motociclista morre após briga de trânsito na avenida Ipanema
Testemunhas relatam que o condutor do carro perseguiu o motociclista e o atingiu de forma proposital
Um motociclista de 35 anos morreu na manhã desta quarta-feira (22) após uma colisão na avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba. A vítima, identificada como João Paulo Dias Dantas, se envolveu em uma briga de trânsito que terminou de forma trágica. Segundo informações apuradas pelo Cruzeiro do Sul, o motorista de um carro teria seguido o motociclista — após um desentendimento — e causado o fato de maneira proposital.
De acordo com testemunhas, o motorista do carro já aparentava estar alterado antes mesmo do desentendimento. Durante o trajeto, ele teria fechado a passagem de João Paulo, o que deu início à confusão. Outros motoboys que circulavam pela via presenciaram a cena e reagiram à atitude do condutor, xingando-o e chutando o veículo. Ainda segundo as pessoas ouvidas pela reportagem, os motociclistas chegaram a se aproximar do carro, mas logo deixaram o local, acreditando que a situação havia se encerrado.
Instantes depois, no entanto, o motorista teria seguido o motociclista pela avenida. Conforme os relatos, o condutor acelerou o carro e passou de forma proposital na direção da moto, atingindo João Paulo. O impacto fez com que ele perdesse o controle e colidisse violentamente contra um poste no canteiro lateral da via. Após o fato, o condutor do veículo subiu pelo canteiro da via, entrando na contramão, e fugindo por uma rua próxima.
Filmagens
Câmeras de segurança de um estabelecimento comercial próximo registraram o momento da colisão. As imagens mostram o veículo acelerando e atingindo a moto, que é arremessada para fora da pista.
João Paulo foi lançado contra o poste, a própria motocicleta atingiu sua cabeça. A morte foi instantânea, de acordo com informações repassadas no local. A cena gerou comoção e diversas pessoas chegaram depois ao ponto do acidente.
Testemunhas que conheciam João relataram que ele era uma pessoa calma, respeitosa e sempre disposta a ajudar. Contaram que nunca o viram discutir no trânsito e que, no episódio desta quarta-feira, ele não teria reagido à provocação — a reação partiu de outros motoboys, que agiram em solidariedade ao colega.
João Paulo deixa a esposa e um filho de quatro anos. A reportagem tentou contato com a esposa de João, ela negou dar entrevista ao Cruzeiro do Sul por estar muito abalada com o fato.
Luto
A vítima trabalhava havia três anos na Kavem Autopeças, empresa localizada na zona norte da cidade. A Kavem publicou em suas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte do colaborador. No comunicado, a empresa escreveu: “É com grande pesar que informamos o falecimento do nosso colaborador João Paulo Dantas. Nosso abraço aos amigos e familiares.”
Factual
Durante a manhã, agentes de trânsito interditaram temporariamente a faixa exclusiva do BRT nos dois sentidos da Avenida Ipanema para o trabalho da Polícia Científica, que realizou a perícia no local. O corpo de João foi removido após a conclusão dos levantamentos.
A Polícia Militar registrou a ocorrência e encaminhou as informações para análise. O caso segue em apuração pelas autoridades competentes, que irão reunir os depoimentos de testemunhas e as imagens de câmeras de segurança para esclarecer as circunstâncias do acidente.