Mutirão de Empregos Sorocaba oferece mais de 2 mil vagas no Parque Tecnológico

Evento reune cerca de 50 empresas e oferece oportunidades para PCDs

Por Da Redação

Evento aconteceu no Parque Tecnológico

O Mutirão de Empregos Sorocaba, em sua edição especial de aniversário de 4 anos, aconteceu nesta terça-feira (21), às 9h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento reuniu mais de 2 mil vagas de emprego disponíveis ao longo do dia, com diversas empresas e instituições recebendo currículos e realizando entrevistas no local. Além disso, foram oferecidas palestras gratuitas para os participantes.

Bruno Santana, secretário de Desenvolvimento Econômico, de 45 anos, explicou a estrutura e funcionamento do mutirão. “Hoje contamos com a participação de mais de 50 empresas, abrangendo setores que vão desde o atendimento até estágios, passando por vagas temporárias para o final do ano, construção civil, refinaria de combustível, entre outros.” No evento, os candidatos têm acesso a cartas de encaminhamento, participam de palestras, fazem inscrições para cursos gratuitos e, em alguns casos, realizam entrevistas diretamente no local. Um dos destaques desta edição foi o quadro de entrevistas rápidas no palco, onde os candidatos podem ser contratados na hora, de acordo com o perfil e a necessidade das empresas.

No quadro “O Contratado”, as empresas participantes, representadas por suas diretorias e equipes de Recursos Humanos, apresentam suas corporações e as vagas abertas, lançando um desafio aos candidatos: “Quem gostaria de ser contratado(a)?” Os interessados sobem ao palco e, frente a frente com os empregadores, têm 30 segundos para se apresentar, falar sobre seu perfil e explicar por que a empresa deveria contratá-los. Após essa entrevista “ao vivo”, os empresários analisam os participantes e anunciam, na hora, o nome do candidato selecionado, com a devolutiva: “Você está contratado(a).”

A expectativa para esta edição do mutirão era bastante alta. Segundo o secretário, cerca de 900 pessoas devem participar do evento, que buscou oferecer diversas oportunidades de emprego e capacitação. A campanha também reservou vagas específicas para Pessoas com Deficiência (PCDs), além de disponibilizar consultorias especializadas para atender às demandas desse público. Segundo Santana, essas ações ampliam o acesso ao mercado de trabalho para grupos mais vulneráveis.

Esse formato dinâmico não só traz agilidade ao processo seletivo, como também contribui para reduzir custos e esforços dos candidatos. “Buscar emprego é caro, envolve transporte, alimentação e muitas vezes deslocamentos para diferentes empresas. Aqui, a pessoa tem acesso a dezenas de vagas e pode participar de entrevistas no mesmo local”, afirmou Santana.

Para muitos participantes, essa facilidade faz toda a diferença. Marcos de Carvalho, que chegou à cidade em junho, soube da ação pela madrasta e participou da última edição. “Estou aqui novamente porque o mutirão incentiva e ajuda as pessoas a conseguirem emprego, especialmente quem, como eu, veio de lugares onde não existem ações semelhantes,” destacou.

Outro candidato, Rafael Graciano da Silva, de 32 anos, está desempregado há três meses e busca oportunidades nas áreas industrial, mecatrônica, eletromecânica e automação. “Essas ações facilitam muito para quem está desempregado. É uma oportunidade,” relatou. Já Joelma Ribeiro da Silva, de 38 anos, buscou no evento uma chance para se qualificar e crescer profissionalmente. Para ela, a mobilização é um espaço para “mostrar meus conhecimentos, minhas habilidades profissionais e pessoais.”

Esta edição especial do mutirão foi organizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico de Sorocaba.