Grupo de mulheres promove ação de prevenção ao câncer de mama

Por Cruzeiro do Sul

Atividades acontecem na UBS São Bento

A Associação Mulheres que Inspiram (Amis) promove hoje (21), amanhã (22) e na quinta-feira (23), na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Bento, em Sorocaba, uma série de encontros sobre prevenção ao câncer de mama. As atividades tem início às 15h30. O objetivo é informar as mulheres sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença.

A ação é realizada em parceria com a unidade de saúde. Serão realizadas palestras e rodas de conversa ministradas por duas profissionais da área da saúde. Nesta terça e quarta, estão programadas rodas de conversa para tirar dúvidas e trocar experiências sobre a saúde da mulher. Na quinta será a vez de uma palestra sobre “Autocuidado da Mulher: como a gente pode se amar mais e se colocar em primeiro lugar”. Nesse dia, em seguida, está programado um café de confraternização entre as participantes.

A iniciativa tem relação direta com o Outubro Rosa, mês voltado para a prevenção ao câncer de mama. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários. Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso).

A prevenção e o conhecimento são fundamentais para o tratamento adequado. Iniciativas como essa levam informações verdadeiras para o público-alvo, que é o mais interessado em saber o que fazer e a melhor forma de cuidar da saúde.

As inscrições para o evento na UBS São Bento são gratuitas e devem ser feitas diretamente na UBS com o agente comunitário de saúde. As vagas são limitadas a 35 participantes. O endereço da UBS São Bento é rua Gualberto Moreira, 1501, no Parque São Bento, em Sorocaba. (Da Redação)