Missas marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida

No Santuário de Aparecidinha, celebrações acontecem até as 18h deste domingo (12)

Por Vanessa Ferranti

Missas começaram cedo, às 6h, e seguiram durante todo o dia

A devoção a Nossa Senhora Aparecida tomou conta do Santuário de Aparecidinha neste domingo (12). Famílias da região e peregrinos se uniram em oração para agradecer e renovar pedidos diante da imagem da padroeira do Brasil. Um dia marcado por fé e emoção.

As missas começaram cedo, às 6h, e seguiram durante todo o dia. A última está marcada para ocorrer às 18h, com a celebração do pároco do Santuário, o padre Ricardo Chizzolini. Ao todo, oito missas são realizadas.

Antonio Benedito Proença, de 66 anos, é morador de Itu e participa todos os anos da celebração de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecidinha. A cavalo, ele faz questão de percorrer o trajeto até o santuário para agradecer as graças alcançadas.

"Eu tive aneurisma, fui operado duas vezes. Agora estou bem. Moro em um sítio e lá fiz uma capelinha para Nossa Senhora", contou, emocionado.

A agropecuarista Rosângela Duarte, de 42 anos, também é de Itu e foi até Aparecidinha com a família na cavalgada, uma tradição que ultrapassa gerações. "Temos que passar essa tradição para as crianças, sempre estou tentando levar elas para a igreja", diz Rosângela sobre a filha e a sobrinha. "E elas gostam de rezar. Somos do sítio e todo dia santo fazemos reza, e elas participam e fazem o terço", comentou.

Já Maria Aparecida Vieira, de 68 anos, é de Salto de Pirapora. Incentivada pela mãe, é devota desde criança e carrega a padroeira do Brasil no nome. "Eu já alcancei bastantes graças", afirmou Maria Aparecida. "Meu irmão precisava fazer cirurgia e o médico falou que não ia mais sarar, mas, graças a Deus, melhorou e ele está com 64 anos."

A Capela de Nossa Senhora Aparecida foi construída em 1785, no bairro Aparecidinha, e é a segunda capela mais antiga do mundo dedicada a Nossa Senhora. 

Duas vezes ao ano são realizadas as Romarias de Aparecidinha, tradição bicentenária na cidade que atrai aproximadamente milhares de fiéis.